A Pró-Reitoria de Graduação informa que publicou, recentemente, a documentação regulatória do Programa de Monitoria de 2024, prevendo, em seu escopo, a reserva de vagas para estudantes cotistas nos processos seletivos para monitoria com bolsa. Segundo o Edital de Seleção de Projetos e a Instrução Normativa do Programa 2024, 50% das vagas em processos seletivos serão reservadas para estudantes que tenham ingressado em curso de graduação da UFF por ação afirmativa/cota, além de manter a bonificação para mães.
No início de dezembro, a Divisão de Monitoria (DMO/CAEG) da Prograd se reuniu com Coordenadores de Monitoria de Departamentos de Ensino e Coordenações de Curso, para anunciar as novas medidas para o Programa e orientar sobre a organização dos projetos e dos processos seletivos. Segundo o cronograma da Monitoria 2024, os Departamentos e Coordenações poderão submeter projetos de monitoria até 21 de janeiro; já a seleção de monitores está prevista para ocorrer em abril, próximo ao início do primeiro semestre letivo.
A iniciativa faz parte do esforço institucional de inclusão para ampliar as oportunidades de permanência e garantir condições favoráveis ao desenvolvimento acadêmico de estudantes, em especial daqueles (as) oriundos (as) de situações vulneráveis, e também de enfrentamento à evasão e à retenção, ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade 2023-2027 (aprovado pelo CGIRC e pelo CUV/UFF).
A ação de movimentos sociais e a publicação da Lei de Cotas de 2012 (agora alterada) lançaram luz para a ampliação de ações afirmativas no âmbito do ensino superior, não só para garantir reservas de vagas para o ingresso de grupos populacionais específicos, tendo como direção a reparação histórica, mas, também, para garantir a permanência destes na instituição, com vistas à formação superior e ao incremento da educação nacional.
No Programa de Monitoria da UFF, as ações afirmativas estão instituídas desde 2019, impulsionadas pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio da estratégia de bonificação de estudantes cotistas e de mães participantes de processos seletivos para vagas de monitoria com bolsa. A bonificação previa a adição de um percentual à nota obtida pelo (a) candidato (a) no processo seletivo para atuação em projeto de monitoria. Tal estratégia possibilitou o aumento da participação de estudantes cotistas no Programa: de 2018 a 2021 o percentual de estudantes cotistas bolsistas no Programa passou da faixa de 32% para 48%, 44% em 2022 e 47,5% em 2023.
Para outras informações sobre o Programa de Monitoria, acesse https://www.uff.br/prograd/monitoria/ .
https://www.uff.br/?q=noticias/22-12-2023/uff-amplia-acoes-afirmativas-e…