A publicação é uma iniciativa do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.
No final de dezembro de 2023, a UFF divulgou a 2ª Edição do Volume 2 dos Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior, cujo tema é “Experiências do Programa de Monitoria 2022”. A publicação reúne artigos baseados em trabalhos desenvolvidos pelos Programas de Monitoria daquele ano.
Esta Edição dos Cadernos de Docência e Inovação, conta com sete trabalhos que abordam temas de saúde, ciências exatas e humanas. Já o Editorial da publicação, presta uma homenagem à Professora Alexandra Anastacio Monteiro da Silva, que foi Pró-Reitora de Graduação de 2019 a 2023, e responsável por diversos avanços do Programa, principalmente durante a Pandemia de Covid 19, quando impulsionou o Ensino Remoto Emergencial, além de incentivar a ampliação das Oficinas para Docentes. O periódico está disponível no Portal de Periódicos da UFF – https://periodicos.uff.br/ – e pode ser acessado diretamente em https://periodicos.uff.br/docines .
O Proiac já se prepara para mais um Volume dos Cadernos, que tem previsão de lançamento para julho deste ano. Desta vez, a publicação vai contemplar trabalhos relacionados ao Programa de Monitoria e Tutoria de 2023. Serão aceitos artigos de análise crítica sobre os trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos na execução dos programas. As submissões poderão ser feitas até 22 de março de 2024. Para mais informações sobre como submeter o artigo, envie um e-mail para: spereira@id.uff.br .
O PROIAC tem o objetivo de assessorar a PROGRAD na promoção da excelência da gestão do ensino e da formação profissional. Para isso, prevê a instrumentalização e a divulgação de experiências exitosas na elaboração e na execução de projetos e ações de implementação e acompanhamento curricular, integrando inovação, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento docente. Saiba mais sobre o PROIAC em www.proiac.uff.br .