A Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, divulga o Programa de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM), uma importante iniciativa consonante ao Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFF.
Iniciado em maio de 2017 pela direção da unidade acadêmica, o objetivo do Programa é oportunizar o descarte inteligente e sustentável do lixo produzido no ICM, bem como possibilitar a captação de recursos a serem utilizados em demandas de baixo custo no cotidiano da gestão universitária. São recolhidos, na maioria das vezes, papéis e papelões, assim como um volume considerável de plástico, que são direcionados pela universidade para um local específico de coleta na cidade de Macaé.
O total de resíduos destinados à reciclagem (incluindo a última remessa, entregue no dia 19 de janeiro de 2024) foi de 10.557,12 kg. Com esse volume, houve um retorno financeiro de R$ 1.129,90, utilizados em serviços como conserto de maçanetas e fechaduras, troca de vidros danificados, confecção de cópias de chaves e de carimbos, entre outros.
O Programa conta, desde o início, com a participação ativa de servidores técnico-administrativos e docentes, trabalhadores terceirizados e estudantes, além da parceria de instituições como a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos, a Defensoria Pública e a Associação Comercial e Industrial de Macaé.