Informe

Uff divulga esclarecimentos sobre os serviços de atenção à saúde que devem ser procurados de acordo com a situação de saúde

Você sabe qual serviço de atenção à saúde procurar dependendo da situação? Vamos a uma breve explicação.

Psicologia: o tratamento com psicólogo é realizado através de encontros periódicos que costumam ser semanais. O objetivo principal do tratamento com psicólogo é, através de conversas francas, transparentes e sem julgamentos, obter um alívio para as dores emocionais, se conhecer e desenvolver a capacidade para lidar com as adversidades de forma mais equilibrada.

Psiquiatria: o tratamento também se dá através de encontros entre o profissional e o paciente, mas estes ocorrem, na maioria dos casos, mensalmente e com um acompanhamento do caso clínico. A indicação de medicamentos ocorre para tratar os sintomas que impedem o paciente de ter uma vida satisfatória, tendo como objetivo a redução destes sintomas e, também, a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Unidade Básica de Saúde (UBS)/Programa Saúde da Família (PSF): é a porta de entrada preferencial para os atendimentos do Sistema Único de Saúde. O atendimento é regionalizado, ou seja, é necessário procurar a unidade de referência do seu bairro. Realiza atendimentos de baixa a média complexidade e de linhas de cuidado como hipertensão arterial e diabetes, saúde da criança, saúde da mulher, etc.

Ambulatório: É o nível intermediário da rede de saúde. Oferece serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar. O acesso aos atendimentos, geralmente, ocorre por meio da regulação a partir do encaminhamento (referência) da atenção básica e/ou hospitalar.

Policlínica: Assemelha-se a definição e funcionamento do ambulatório (a nomenclatura pode variar por região/município), sendo o nível intermediário da rede de saúde. Também oferece serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)/Serviço de Pronto Atendimento (SPA): As UPAs/SPAs são 24h e funcionam todos os dias. Podem atender grande parte das urgências e emergências. Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento. Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA:

 

  • Febre alta, acima de 39ºC;
  • Fraturas e cortes com pouco sangramento;
  • Infarto e derrame
  • Queda com torção, dor intensa ou suspeita de fratura;
  • Cólicas renais;
  • Falta de ar intensa;
  • Crises Convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito constante;
  • Urgências odontológicas.

Lembre-se que em caso de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, você deverá entrar em contato com o SAMU ou Bombeiros. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São chamadas urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
*Em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

Veja abaixo quando chamar cada um:

SAMU (tel 192)

  • Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Bombeiros (tel 193)

  • Resgate de pessoas ou animais;
  • Inundação ou desabamento;
  • Incêndio;
  • Afogamento;
  • Acidente com animal peçonhento;
  • Choque elétrico;
  • Vazamento de produto perigoso;
  • Acidente com vítima;
  • Queda e acidente doméstico.

Importante: Caso o SAMU esteja impossibilitado de atender, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado!

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e o CAPS é o lugar indicado para seu acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.

Ouvidoria/Secretaria Municipal de Saúde: atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. As ouvidorias podem estar nas prefeituras ou em outros endereços. Há ainda a Ouvidoria Geral do SUS, que recebe ligações pelo número 136, de segunda à sexta, das  8h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.
https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/ouvsus

Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para maiores informações acesse www.cvv.org.br. Para conversar ligue para  188 ou acesse  www.cvv.org.br/chat

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA): O Serviço de Psicologia Aplicada é uma extensão do curso de Psicologia, que tem como objetivo a prestação de serviços psicológicos à comunidade e a formação acadêmica dos estudantes do curso. Todas as faculdades, sejam elas públicas ou privadas, oferecem esse tipo de serviço, que normalmente é gratuito.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): O CRAS é a unidade pública de atendimento à população onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Lá você pode:
– fazer seu Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso aos benefícios do governo municipal, estadual e federal;
– ter orientação sobre os benefícios sociais, direitos e outros serviços públicos;
– ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica.
Procure o CRAS mais próximo da sua casa para saber se você está apto a receber algum tipo de benefício assistencial.

Espaço Saúde do Servidor: oferece atendimento médico, em algumas especialidades, somente às(aos) estudantes Bolsistas de Desenvolvimento Científico, Residentes da Moradia Estudantil e Alunos Estrangeiros.
É necessário agendar consulta através do e-mail sme.das.casq@id.uff.br ou do telefone (21) 2629-5410, comprovando os vínculos acima listados.

Em informe específico, divulgaremos a lista de serviços de referência em saúde nos municípios com campus da UFF.

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Pular para o conteúdo