Organizador do e-book “Escritura e ressonância” (Eduff), Leonardo Almeida falou sobre a obra ao programa Eduff Apresenta, veiculado no canal da editora no YouTube. No vídeo, o autor explicou a proposta do livro, passando por pontos que são nele abordados, como corpo e subjetividade e destacou a potência da literatura como resistência.
Em ‘Escritura e ressonância’, Leonardo de Almeida reuniu 21 textos que tecem reflexões que emaranham nódulos e nós e fazem atravessar as relações entre a literatura, a escritura e a constituição de corpos poéticos. A obra, disponível para download, integra a trilogia ‘Ressonâncias artísticas’, composta por “Arte e ressonância”, “Escritura e ressonância” e “Leitura e ressonância”, que têm em comum a referência sonora à ressonância como metáfora musical que capta a peculiaridade de como se adentra no espaço experiencial aberto pela arte.
Primeiro volume da tríade,”Arte e ressonância” foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão, em 2016. Segundo Almeida, nele foi aberta “essa caixa de música para afinar os instrumentos em torno da arte em geral e sua relação com a criação de mundos. Motivado ainda mais pelo internacionalismo do conhecimento, este segundo livro busca criar redes de reverberação para pensarmos além dos limites de nosso vasto país”.
Para o organizador, a paixão pela literatura e o acesso ao comum pela escritura literária se aproxima da expansão de seu espaço, por meio da amizade: “A amizade e a escritura estão entrelaçadas nesse tecido que cria e recria o acesso ao poético e o corpo que o compõe”.
Clique aqui e assista à íntegra do programa com Leonardo Almeida.
Esse e outros e-books da Eduff podem ser baixados de forma gratuita na seção Biblioteca Livre do site www.eduff.com.br.