Informe

Professor da UFF se torna Membro Honorário da Sociedade Europeia de Radiologia

O professor Alair Sarmet Santos, vinculado ao Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da UFF, acaba de se tornar Membro Honorário da Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), durante o Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2024), realizado em Viena, Áustria. O congresso é o 3º maior evento mundial na área de Radiologia e Diagnósticos por Imagem. Além disso, o professor também recebeu uma premiação por ser um dos revisores da Revista Insights into Imaging da ESR, que mais revisou artigos durante o ano de 2023.

A honraria, entregue pelo presidente da ESR, Carlo Catalano, reconhece as contribuições significativas do professor Alair para a radiologia e ressalta a importância da radiologia brasileira no cenário global.

Desde 1993, Alair é professor da UFF e atualmente orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa Inteligência Artificial em Radiologia e Diagnósticos por Imagem, Oncologia e Radiologia e Diagnósticos por Imagem, Proteção Radiológica, Neurorradiologia/Neurologia e Covid-19.

Além de sua expressiva atuação acadêmica, o professor também atua na Presidência do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e na Comissão de Proteção Radiológica do CBR, interagindo com diversos professores de outros países e com instituições e alianças de proteção radiológica que existem ao redor do mundo, como a Image Gently, Image Wisely, Eurosafe e a Latinsafe.

Sobre o papel da UFF em sua trajetória, o professor afirma que a universidade muito o motiva, por ser “um lugar de contínuo aprendizado”. Alair ingressou na UFF como aluno em março de 1980 e foi o primeiro médico residente do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em março de 1986.

“Entre 1996 e 2019, fui chefe do Serviço de Radiologia do Huap e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF de 1998 até o presente momento. Além disso, sou presidente da Comissão de Irradiação da UFF, que é responsável pela concessão de gratificações por trabalhos com Raios-X e do Adicional de Irradiação Ionizante. Atualmente, além de participar dos colegiados da Faculdade de Medicina e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordeno o projeto de extensão Lira-UFF (Liga Acadêmica de Radiologia) e participo dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Ciências Cardiovasculares e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. Vivo a UFF, em especial a Faculdade de Medicina, integralmente ao longo de todos estes anos”, ressalta.

Sobre a homenagem, Alair afirma estar extremamente honrado. “Sou o terceiro brasileiro a ser homenageado com este título de Membro Honorário. Os meus antecessores foram os professores Giovanni Guido Cerri e Manoel Rocha, ambos da USP. Estar na companhia deles é também muito especial para mim”, conclui.

Dados do informe

07/03/2024


Pular para o conteúdo