Desde o início da greve de servidores e servidoras do corpo técnico administrativo, a gestão da UFF estabeleceu diálogo com o comando local de greve para uma construção coletiva quanto ao entendimento dos serviços considerados essenciais.
Assim, no dia 11 de março ocorreu a reunião para a definição da primeira fase do acordo após a assembleia do Sintuff, realizada no dia 05 de março, que deflagrou a greve. No dia 14 de março, já com a decisão de nova assembleia de técnicos e técnicas sobre os pontos levantados no primeiro encontro entre gestão e Comando de greve, foram acordados alguns serviços como essenciais ou prioritários e, o que não foi consenso, levado à nova assembléia do corpo técnico para deliberação junto ao Comando local de greve e Sintuff, conforme nota da Reitoria e do Sintuff.
Considerando a construção cotidiana do movimento, no dia 21/03, ocorreu a terceira reunião entre o comando local de greve e a gestão.
Dessa reunião resultou os seguintes entendimentos:
1.Pagamento de bolsas e auxílios: estão mantidos os pagamentos das bolsas e auxílios dos seguintes editais:
- auxílio moradia 2024;
- auxílio transporte 2024;
- auxílio à(ao) estudante com deficiência 2024;
- promisaes 2024;
- auxílio educação infantil 2024;
- auxílio alimentação 2024;
- bolsa de desenvolvimento acadêmico 2024;
- bolsa de apoio à inclusão (estudante apoiador) 2024; e
- auxílio acolhimento para estudantes ingressantes 2023.
2.Edital auxílio acolhimento para estudantes ingressantes 2024: este edital está com o lançamento suspenso em razão da greve e será objeto de negociação junto ao setor responsável e comando local de greve.
3. Editais de fluxo contínuo de apoio emergencial, apoio a estudantes gestantes e no puerpério e apoio à saúde de estudantes: na reunião de 14 de março foi acordada, entre o Comando local de greve e a gestão, a continuidade desses serviços, conforme nota divulgada da Reitoria e do Sintuff. No entanto, considerando a construção cotidiana do movimento da greve, na reunião de 21/03 esta posição foi revista pelo Comando de greve. Assim, os setores responsáveis pelos editais, a gestão da Proaes e o comando de greve irão rediscutir esse ponto com o objetivo de decidir se os setores continuarão a fazer as análises para manutenção ou não dos pagamentos desses 3 apoios. Em razão da importância desses apoios, ficou acordada a realização da reunião o mais breve possível.
4. Restaurante Universitário: o comando local de greve reforçou a posição pelo fechamento do RU para o serviço de alimentação nos refeitórios, mantendo apenas a entrega de alimentação e gêneros para moradias. A gestão reforçou seu entendimento quanto ao caráter essencial do serviço do RU, enfatizando que a ocorrência de escala de trabalho (rodízio) da equipe responsável pela supervisão e gerenciamento da preparação dos alimentos permitiria a manutenção do serviço de alimentação em ao menos um turno, garantindo o exercício do direito à greve e ao mesmo tempo amenizando a situação de estudantes em vulnerabilidade. Ressalta-se que a proposta levantada de fornecimento de quentinhas para os estudantes em vulnerabilidade só é possível com a equipe de nutricionistas trabalhando em sistema de escala ou rodízio, considerando que nossa equipe terceirizada só pode trabalhar com supervisão de nutricionistas. Neste momento, o RU permanece fechado, conforme indicado pelo comando local de greve. No início da próxima semana, ocorrerá uma reunião dos servidores do RU com a gestão da Proaes e o comando local de greve, na tentativa de conciliar o direito à greve e o caráter essencial do funcionamento do RU, conforme entendimento expresso pela gestão desde o primeiro dia de negociação.
5. Atendimento psicológico para estudante: na reunião de 21/03 o entendimento anterior quanto ao atendimento psicológico para situações de emergência foi revisto. Assim, conforme ata assinada pelo Comando Local de Greve e Reitoria novos atendimentos não serão realizados, sendo preservados somente os que já estão em andamento.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com a transparência de nossas ações e constante diálogo com o movimento grevista na busca pela construção coletiva dos acordos para manutenção dos serviços considerados essenciais, da mesma forma que destacamos a atenção às necessidades de nossas, nossos e nosses estudantes em vulnerabilidade.
Abaixo o link do comunicado da gestão da UFF e da ata assinada pelo Comando Local de Greve e Reitoria na data de 21/03/2024:
Links anteriores dos comunicados e notas da gestão da UFF e do Sintuff sobre o acordo de greve: