A Universidade Federal Fluminense, através do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, faz parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool de Volta Redonda (Comuda-VR), que tem como objetivo atuar diretamente na formulação da política de prevenção ao consumo abusivo de drogas no município. A universidade representa as instituições federais por sua alta relevância em Volta Redonda e sua capacidade de produção de conhecimento científico na área de álcool e drogas, além do potencial de capacitação de técnicos locais para a prevenção.
A UFF é representada pela professora Claudia Henschel de Lima, vinculada ao Departamento de Psicologia de Volta Redonda, que foi selecionada para atuar no Comuda-VR em virtude de sua atividade profissional junto ao tema do uso abusivo de álcool e outras drogas. Suas pesquisas na área de Psicopatologia incluem a investigação acerca da etiologia do uso abusivo de drogas e, em especial, o crack.
Além disso, ela também atua com políticas públicas para prevenção e tratamento de psicopatologias e já realizou um projeto de extensão com duração de 2 anos para supervisionar clinicamente o Caps AD da cidade de Volta Redonda, que, no mês de março, ganhou do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o selo de “Cidade Prevenida” por seu destaque na prevenção, serviço e cuidados no controle do uso abusivo de drogas.
“Desde 2022, a Secretaria Municipal de Álcool e Drogas de Volta Redonda, na figura da secretária Neuza Jordão, abraçou o projeto de reconstrução do Conselho Municipal nesse campo, com a participação de representantes da sociedade civil, autoridades, instituições públicas e privadas, associações filantrópicas, etc. Foi uma decisão política essencial, baseada na formulação de que a prevenção é o eixo central desta política e de que essa política precisa escutar e contar com o suporte dos representantes da sociedade civil”, aponta Claudia.
A professora também explica que a UFF teve participação ativa nas assembleias. “O Comuda-VR foi oficialmente criado durante a I Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool de Volta Redonda, que ocorreu em 19 de março de 2024. A UFF, nesse contexto, tem o papel central de auxiliar na formulação da política de prevenção junto ao município de Volta Redonda e, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da pesquisa, é responsável pela capacitação para técnicos envolvidos direta ou indiretamente com a complexidade do uso abusivo de álcool e outras drogas”, conclui.