Informe

Professor da UFF participa de publicação sobre trabalho e desigualdade no capitalismo pós-covid

O professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, Fabrício Maciel, acaba de lançar, juntamente com outros dois renomados pesquisadores, o livro “Re-trabalhando as classes no diálogo Norte-Sul: trabalho e desigualdade no capitalismo pós-covid”. Com a coletânea de artigos, a obra apresenta uma reflexão abrangente sobre as dinâmicas de transformação do capitalismo contemporâneo.

O livro engloba um conjunto de temas cujo ponto de convergência é a desigualdade social em suas diferentes categorias, no contexto do recente ciclo de crises, como a pandemia de Covid-19. Nomes de referência nas ciências sociais no Brasil e no mundo integram a obra como autores, como Ricardo Antunes, Ruy Braga, Michael Burawoy, Hartmut Rosa, Ursula Huws e Klaus Dörre, entre outros.

Fabrício explica que o livro é fruto de seu intercâmbio no pós-doutorado, realizado na Universidade de Jena, na Alemanha, em 2022:

“ Atuei como professor visitante na Universidade de Jena naquele momento, uma das mais prestigiadas na área de Ciências Humanas na Alemanha (onde, por exemplo, Marx apresentou sua tese de doutorado, Hegel e Schiller foram professores, dentre vários outros grandes nomes da filosofia). Isso ampliou as redes de cooperação de pesquisa e veio a gerar o livro, dentre outras publicações no Brasil e internacionais”, explica o professor.

Sobre a experiência do pós-doutorado, o professor ressalta que os ganhos vão além das publicações:

“O mais importante é a ampliação das possibilidades de intercâmbio, o que favorece o envio de nossos alunos para estadias na Alemanha, pesquisa e cooperação institucional, que fortalece a ciência social nos dois países, além de contribuir para elevar o nome da UFF no plano internacional, considerando que a Alemanha é um dos países centrais na produção científica na minha área e em muitas outras”, finaliza.

Na UFF, o professor Fabricío Maciel leciona para os cursos de Ciências Sociais e Serviço Social, oferecendo disciplinas de Teoria Sociológica e Pensamento Social Brasileiro. Também coordena o Núcleo de Novos Estudos sobre Desigualdade Social (NUESDE), que já gerou produções coletivas, contando com a participação de alunos da UFF e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), onde também atua como professor colaborador permanente, na pós graduação em Sociologia Política.

Sobre os organizadores do livro
Elísio Estanque é sociólogo, professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Portugal, e membro do Centro de Estudos Sociais da mesma instituição. Foi professor visitante em diversas universidades brasileiras, como a USP-SP, a Unicamp, a Unesp-Franca e atualmente na UFBA, Salvador da Bahia. É especialista em relações de trabalho, classes e lutas sociais.

Agnaldo de Sousa Barbosa é livre-docente em Sociologia e professor associado III do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Unesp, câmpus de Franca.

Fabrício Maciel é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes (RJ). Foi professor visitante na Universidade de Jena, Alemanha (2022).

Para mais informações: Re-trabalhando as classes no diálogo Norte-Sul – Fundação Editora Unesp

Dados do informe

16/04/2024

,
Pular para o conteúdo