A pesquisa “Worlding Quilombo”, uma parceria do professor Diego de Matos Gondim, do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra na Universidade Federal Fluminense, com o pesquisador britânico Archie Davies, foi recentemente premiada com o ODA International Interdisciplinary Research Projects 2024, uma bolsa de financiamento concedida pela British Academy.
A ODA International Interdisciplinary Research Projects tem o objetivo de fornecer apoio a investigadores em início de carreira, baseados no Reino Unido, que trabalham com parceiros internacionais, e que desenvolvem projetos de ciências humanas ou sociais.
Fruto de um trabalho contínuo que teve início durante seu mestrado, a pesquisa de Gondim sobre Comunidades de Remanescentes de Quilombo nasceu quando o pesquisador iniciou suas incursões antropológicas com o Quilombo do Mandira, no interior de São Paulo. Desde então, sua jornada acadêmica tem sido permeada por essa temática, resultando em uma tese de doutorado que articulou trabalhos de campo, produção cinematográfica e filosofia contemporânea. Esse trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e concluído com sua nomeação na UFF, abriu portas para uma série de projetos e atividades de extensão, pesquisa e desenvolvimento acadêmico.
O projeto “Worlding Quilombo” surge da colaboração entre Gondim e Archie Davies buscando enunciar o quilombo como uma prática de liberdade com relevância global. Ao traduzir e comunicar as ideias e práticas quilombolas para um público internacional, eles não buscam apenas superar barreiras linguísticas e culturais, mas também promover o quilombo como uma linguagem singular transatlântica de liberdade.
“Pretendemos que o quilombo germine enquanto linguagem singular transatlântica. Desejamos que as vozes quilombolas ecoem nos cantos do mundo enquanto linguagem da liberdade. Este talvez seja um de nossos maiores desafios, nos constituir passagem da linguagem enquanto gesto de existências”, explica Gondim.
Para o pesquisador, o objetivo do projeto e do financiamento é fazer o quilombo germinar nos festivais de cinema mundo a fora e ocupar espaços acadêmicos e editoriais com suas histórias e perspectivas – além de uma oportunidade de construir uma relação de cooperação internacional entre a UFF e a Queen Mary University of London.
Diego de Matos Gondim é doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e doutor em Filosofia pela Université Paris VIII (França), na École Doctorale Pratiques et Théories du Sens (ED 31). É professor e pesquisador do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra na Universidade Federal Fluminense (PEB/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ).