Como uma das missões para a promoção da ciência no país, a Universidade Federal Fluminense possui uma estrutura formada por laboratórios, comitês e biotérios que apoiam o desenvolvimento de pesquisas da comunidade acadêmica. Atualmente, a UFF tem 26 laboratórios associados ao Programa de Gerenciamento de Laboratórios Multiusuários e uma rede de 12 biotérios, cujo propósito é desenvolver pesquisas sempre respeitando a ética e o bem-estar animal. Além disso, os comitês de Biossegurança, Patrimônio Genético e Ética no Uso de Animais garantem que as pesquisas produzidas na UFF estejam sempre em consonância com as legislações nacional e internacional.
Biotérios
Biotérios são unidades voltadas para a realização de experimentos científicos de animais.
Aqui na UFF, os Biotérios apoiam as pesquisas desenvolvidas por professores vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação; permitem a execução de atividades curriculares e extracurriculares da graduação e pós-graduação; e permitem ainda a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Conheça os Biotérios da Universidade Federal Fluminense no site da Rede BioUFF: https://redebioterio.uff.br/sobre-nos/
UFFGen
O Comitê de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado (UFFGen) é um colegiado interdisciplinar, de caráter consultivo e educativo, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal Fluminense.
O Comitê UFFGen tem por finalidade primária assessorar e orientar a comunidade universitária da UFF sobre atividades que envolvam acesso ao patrimônio genético (PG) e ao conhecimento tradicional associado (CTA) permitindo o cumprimento das normas e legislação vigentes estabelecidas por unidades reguladoras, especialmente aquelas expedidas pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Conheça todas as atividades do UFFGen no site: http://uffgen.uff.br/
Biossegurança
A Biossegurança é o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhadores desenvolvidos.
As medidas de Biossegurança devem ser adotadas por laboratórios de ensino, pesquisa e de diagnóstico clínico, assim como, nos consultórios e unidades de saúdes. Essas medidas devem ter como base as normas nacionais e internacionais de transporte, conservação e manipulação de agentes biológicos, químicos, físicos e radioativos, para garantir a segurança e integridade de todos.
Saiba mais sobre as atividades da Comissão de Biossegurança da UFF, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi): http://biosseguranca.sites.uff.br/
Programa de Gerenciamento de Laboratórios e Equipamentos Multiusuários (Progem)
Criado em 2011, o Progem (Programa de Gerenciamento de Laboratórios e Equipamentos Multiusuários) é iniciativa institucional para propor, discutir e implementar mecanismos de gestão da infraestrutura tecnológica de equipamentos de grande e médio portes, estimular sua utilização em caráter multiusuário, além de buscar e gerenciar recursos para sua manutenção, atualização e otimização.
Conheça mais as atividades do Progem no site: https://progem.uff.br/