Já está disponível o novo site institucional da UFF (www.uff.br), mais transparente, interativo e fácil de navegar. Nesta quinta-feira, 14 de maio, os usuários encontram um portal renovado e dinâmico. A página se apresenta com clareza na informação e qualidade de conteúdo com base na produção universitária, ao mesmo tempo que investe em imagens e multimídia.
Um portal único para informação e comunicação voltado prioritariamente ao cidadão foi desenvolvido pelo coordenador de Comunicação Interna da Superintendência de Comunicação Social (SCS), João Fanara. “O objetivo principal é promover a transparência de informações, além de contribuir para a atualização e produção de conteúdos cada vez mais relevantes”, afirmou.
A página foi redesenhada em concordância com as mudanças conceituais implementadas pela nova gestão administrativa. A meta é aproximar a universidade das pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica e melhorar o diálogo com a sociedade em geral.
Segundo Fanara, o novo site da instituição apresenta um alinhamento estratégico de comunicação. “O portal tem uma identidade visual única e sua linguagem é de fácil compreensão. Por ser unificado, irá poupar o trabalho de gerenciamento das pró-reitorias e superintendências da UFF”, ressaltou.
As pró-reitorias e superintendências, incorporadas ao novo portal, terão livre acesso à página e, para isso, contarão com login e senha para divulgarem seus informativos diretamente. A comunicação será realizada a partir de dois eixos: informes e notícias. Estas, de valor estratégico para a universidade, serão elaboradas pela Divisão de Jornalismo da SCS.
Os conteúdos, apresentados de forma transversal, serão veiculados pelas grandes áreas temáticas: Ações Afirmativas; Administração; Assistência Estudantil; Cultura e Artes; Editora; Extensão; Gabinete do Reitor; Gestão de Pessoa; Graduação; Internacional; Medicina e Saúde; Obras, Projetos, Manutenção e Patrimônio; Ouvidoria; Pesquisa e Inovação; Planejamento; Pós-Graduação; Sistema de Bibliotecas e Arquivos UFF e Tecnologia da Informação.
A página também permite que o usuário encontre as informações pelas localidades (Niterói e fora da sede) e por público-alvo: técnico-administrativos, docentes, estudantes, empresas e sociedades.
Para o reitor Sidney Mello, a criação de um portal único para a universidade é um dos compromissos assumidos na cerimônia de posse da sua gestão e que está sendo concretizado dentro do prazo estabelecido. “Naquela ocasião, estabelecemos uma série de metas a serem cumpridas em um período de 200 dias, e a criação do site único era uma delas. Naturalmente, seu lançamento é apenas um primeiro passo de um processo mais amplo. Ele funcionará como um instrumento excepcional de racionalização da administração e integração da universidade”, explicou Mello.