Conforme compromisso firmado na última sexta-feira dia 29, entre estudantes e a reitoria da UFF, publicado na página da UFF, foi realizada hoje, dia 1º de junho, a reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa – CEP, da Universidade Federal Fluminense.
Na ocasião, o Conselho de Ensino e Pesquisa, por voto majoritário, deliberou pela não suspensão do calendário acadêmico e, após a greve em curso, garantir a atividade acadêmica, de forma que não haja nenhum prejuízo aos estudantes, professores e técnico-administrativos.
Diante da decisão do CEP, os estudantes resolveram ocupar novamente a reitoria, nesta data, descumprindo o acordo firmado anteriormente, provocando decisão da administração no sentido de fechar preventivamente o prédio para garantir a tranquilidade e segurança dos servidores, inclusive a integridade do patrimônio público.
A decisão unilateral dos estudantes em ocupar mais uma vez a reitoria determina o fim do acordo firmado no dia 29 e, portanto, ficam temporariamente canceladas as reuniões programadas para os dias 2 e 3 de junho, também constantes do acordo.
A persistir o quadro de ocupação de espaços públicos na UFF, com grave interdição do direito de ir e vir das pessoas, a reitoria será obrigada, para o restabelecimento da mobilidade de estudantes, professores e técnicos, a formalizar o pedido de reintegração de posse junto à justiça federal, para que sejam tomadas as medidas que se julgar cabíveis visando devolver os espaços da Universidade à comunidade universitária.
Assinado: Reitor e Comitê Gestor da UFF