A China se consolidou nos últimos anos como principal parceiro comercial do Rio de Janeiro. Em 2018, as exportações para o país totalizaram 35,5% da balança estadual. A demanda por falantes de língua chinesa é crescente e um diferencial importante na carreira profissional. Pensando nessa nova realidade, a Universidade Federal Fluminense, em parceria com o governo chinês, abriu duas turmas de língua e cultura chinesa para o início no primeiro semestre de 2019 pelo Confucious Classroom. A iniciativa oferece aprendizado único com diploma oficial do governo chinês e possibilidade de bolsas de intercâmbio.
As aulas ensinam sobre fonética, gramática, utilização e leitura dos caracteres chineses, assim como apresentam a vasta cultura do país, detalhando as festividades, comidas e tradições da China. Segundo a superintendente de Relações Internacionais da UFF, Lívia Reis, o grande diferencial do curso são professores nativos e o certificado reconhecido pelo governo chinês por meio da parceria com a Universidade Normal de Hebei, da China, e o Hanban, órgão do Ministério de Educação chinês, voltado para o ensino e divulgação da cultura e língua chinesa no mundo.
Confucius Classroom
O Confucius Classroom na UFF, fruto dessa parceria, é o décimo criado no Brasil e segundo no Rio de Janeiro; o único com vínculo com universidade pública no Estado. No mundo, são mais de 600 unidades, todas ligadas ao Hanban. “A UFF faz parte do seleto grupo de universidades no Brasil que pode oferecer aulas de língua e cultura chinesa, além de atividades e eventos festivos e culturais em seus campi, o que carimba a qualidade do curso e promove um aprendizado diferenciado para o estudante”, explica Lívia.
Além disso, o programa possui grande foco na divulgação da cultura e tradições chinesas, apresentando aos alunos e à comunidade eventos e palestras que não se restringem ao ensino da língua. “Disponibilizamos aulas com profissionais falantes nativos de mandarim e oferecemos a oportunidade de concorrer a bolsas para estadia e ensino na China, onde os alunos podem aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula. Essas bolsas podem se estender de um mês a dois anos, a depender do nível de fluência adquirido”, detalha a superintendente de Relações Internacionais.
Matrículas
O curso recebe inscrições de toda a comunidade, inclusive de pessoas sem vinculação com a UFF. São vagas nas turmas iniciantes e as aulas serão ministradas no Centro de Línguas, na Colmeia do Campus do Gragoatá.
As inscrições estão abertas até 15 de março, no Térreo do Bloco A, no Campus do Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, Niterói. O curso oferece descontos de 25% para professores, servidores e servidores terceirizados da UFF, assim como para alunos e professores de escolas públicas. Também é oferecido um desconto de 40% para estudantes da UFF. Algumas aulas serão ministradas em inglês.
Serviço
Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense
E-mail: confuciusclassroom.sri@id.uff.br
Facebook: http://facebook.com/ConfuciusUFF
Telefone: (21) 3674-7901