Notícia

E as premiações continuam: pesquisadores da UFF que se destacaram em 2019 recebem Prêmios de Excelência

Dia 10 de dezembro, terça-feira, a partir das 10h, será realizada no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) mais uma solenidade de premiações voltadas para a comunidade acadêmica da UFF. Promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), o Prêmio de Excelência tem o intuito de valorizar pesquisadores, docentes e discentes que se destacaram por suas contribuições acadêmico-científicas. Nesta edição, o evento terá 26 agraciados, entre professores e alunos da instituição.

O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega ressalta que a Universidade Federal Fluminense criou a premiação há dez anos com os objetivos de reconhecer o mérito daqueles que se destacam, valorizando essa conquista que envolve muito trabalho, estudo e esforço pessoal, e também mostrar para todos que é possível atingir graus de excelência, independentemente das condições. “Os alunos e professores que se sobressaem são de todos os cursos, classes sociais, representando toda a variedade e diversidade existente na UFF”, completa.

A pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Andrea Latge, explica que os prêmios são separados em três grandes áreas de conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais. “A Proppi entende a premiação como uma forma de reconhecer e homenagear seus pesquisadores ‘seniors’ e ‘juniors’, destacando exemplos de sucessos científicos a serem seguidos”, enfatiza.

O prêmio de Excelência Científica é reservado a docentes que se sobressaíram pelas contribuições científicas apresentadas ao longo de suas trajetórias na universidade. As premiações de Melhor Dissertação, Melhor Tese e Melhor Monografia Lato Sensu dos alunos de pós-graduação são concedidas após um processo seletivo que indica os trabalhos de fim de curso de especialização, e os destaques dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica. Já o de Inovação premia os projetos elaborados por alunos, técnicos e/ou professores da instituição, sendo subdivididos nas categorias: Inovação Mercadológica e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Vencedores do Prêmio UFF de Excelência Científica

Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar: José Walkimar de Mesquita Carneiro
Humanidades: Ronald Raminelli
Ciências da Vida: Felipe Zandonadi Brandão

O médico veterinário e professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFF, Felipe Zandonadi Brandão, vencedor do prêmio de Excelência Científica no Colégio de Ciências da Vida, declara que o prêmio é a principal homenagem que já recebeu em sua trajetória. “É um reconhecimento da minha instituição por toda a minha dedicação nestes quinze anos de docência. Nestes tempos de dificuldades na ciência brasileira, esse reconhecimento dá mais ânimo para seguir em frente”.

Vencedores dos Prêmios UFF de Melhor Monografia Lato Sensu, Dissertação e Tese

Monografia Lato Sensu

Ciências da Vida:
Paula Gabrielle Veiga Saracchini
Curso: Curso de Pós-graduação Lato Sensu Residência em Anatomia Patológica Veterinária.
Título: Descrição Macroscópica e Microscópica de Necropsia de Tartaruga Verde (Chelonya Midas) e Tartaruga de Pente (Erethimoquelis Imbricata) no Núcleo Experimental de Iguaba Grande da Universidade Federal Fluminense.
Orientadora: Ana Maria Reis Ferreira.
Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar:
Jennifer Karla Toesca Coelho de Almeida
Curso: Especialização em Engenharia de Produção
Título: Análise da Implementação da Filosofia Kaizen: aumento da capacidade de expedição de etanol em uma usina sucroalcooleira.
Orientador: Sergio Luiz Braga França.
Ciências Humanas: não houve finalistas

A especialista em Engenharia de Produção pela UFF, Jennifer Karla Toesca Coelho de Almeida, comemora agradecendo à universidade, ao orientador e à instituição em que trabalha, ressaltando a importância do prêmio em sua trajetória profissional. “Os profissionais de empresas privadas muitas vezes não conseguem ter maior foco na vida acadêmica. Poder implementar os aprendizados acadêmicos no mundo corporativo, ver resultados e obter reconhecimento do nosso empenho é muito gratificante”, acrescenta.

Dissertação de Mestrado

Ciências da Vida:
Glauce Cardoso
Curso: Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde
Título: Desenvolvimento de formulações cosméticas nanoestruturadas contendo o óleo essencial de Rosmarinus officinalis L. e avaliação do efeito na fibra capilar antes e após exposição à radiação UV
Orientadora: Deborah Quintanilha Falcão
Coorientadora: Elisa Raquel Anastacio Ferraz Avelino
Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar:
Rafael Bellas Rodrigues
Curso: Programa de Pós-Graduação em Física
Título: Simetria de Momento Angular Orbital entre feixes gêmeos produzidos por um Oscilador Paramétrico Ótico tipo-II
Orientador: Carlos Eduardo Rodrigues de Souza
Humanidades:
Ademir Schetini
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Título: Cristãs-novas e criptojudaísmo na Bahia setecentista
Orientadora: Georgina Silva dos Santos

O mestre Ademir Schetini destaca que é uma honra ser laureado com a premiação de Excelência da UFF. “O avanço no conhecimento científico é um projeto inegociável na universidade e nela despontam muitas pesquisas primorosas. É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com dedicação exclusiva e representa um destaque na carreira acadêmica, um marco indelével e um momento de muita felicidade”, complementa.

Tese de Doutorado

Ciências da Vida:
Alessandra Moreira
Curso: Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde
Título: Estudo de Desenvolvimento de Filmes Poliméricos de Poli(álcool vinílico) /Carboximetilcelulose Sódica/Ibuprofeno para Utilização em Feridas
Orientadora: Debora Omena Futuro
Coorientadora: Valéria Gonçalves Costa
Humanidades:
André Furtado
Curso: Programa de Pós-graduação em História
Título: Das fortunas críticas e apropriações ou Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado
Orientadora: Giselle Martins Venancio
Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar:
Troy Costa Kohwalter
Curso: Programa de Pós-graduação em Computação
Título: An Infrastructure for Gameplay Gathering and Analysis with Provenance
Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua
Coorientador: Leonardo Gresta Paulino Murta

O doutor em Computação, Troy Costa Kohwalter, conta que o reconhecimento reflete um trabalho de oito anos que evoluiu desde o projeto final da graduação, que continuou no mestrado e foi concluído no doutorado. “O mais importante da premiação para mim é o alívio quanto à dúvida sobre o trabalho ser realmente útil, seja para a academia e/ou para a indústria, questão que todo pesquisador de pós-graduação tem enquanto está realizando um estudo de ponta. Mesmo que de forma subjetiva, essa premiação no final da jornada responde que sim, o esforço foi produtivo”, celebra.

Prêmio UFF de Inovação

Inovação para o Desenvolvimento Social

Metodologia de Ensino no Combate ao Uso de Drogas – Priscila Oliveira Silva Bonfim – Departamento de Neurobiologia – Niterói/RJ
APP para Exame Diagnóstico – Celine Lacerda de Abreu Soares – Departamento de Radiologia – Niterói/RJ
Cartografia do Cooperativismo na Costa Verde – Bárbara da Costa Amoras e Maria Raquel Passos Lima – Departamento de Geografia e Políticas Públicas – Angra dos Reis/RJ

Inovação Mercadológica

Limitadores de Correntes de Curto Circuito – Guilherme Gonçalves Sotelo, Daniel Henrique Nogueira Dias, Felipe Sass, Bruno Wanderley França, Márcio Zamboti Fortes e Vitor Hugo Ferreira
Departamento de Engenharia Elétrica – Niterói/RJ
Sistema de Contenção de Incrustações de Corais em Sistemas Offshore – Newton Narciso Pereira – Departamento de Engenharia de Produção – Volta Redonda/RJ
Controle de Qualidade e Monitoramento de Ácido Bórico por Estratégia de Baixíssimo Custo – Rafael Machado Dornellas, Julia Oliveira Fernandes, André Souza Araújo e Felipe Silva Semaan
Departamento de Química Analítica – Niterói/RJ

Dois dos professores premiados na categoria de Inovação Mercadológica, Rafael Dornellas e Felipe Semaan, comentam a homenagem. “Sem dúvida, é uma grande alegria receber esse reconhecimento mas, sobretudo, é um momento em que pesquisadores de diferentes áreas se voltam para temas de relevância crescente, como a inovação e o empreendedorismo”, declara Felipe. Ele pontua que “a visibilidade é fundamental para criar esta identidade entre ‘pesquisador – grupos de pesquisa – área de inovação’, além de nos auxiliar na identificação dos pontos em que estamos indo bem, e o que temos a realinhar ou redirecionar”.

Por fim, Rafael acrescenta que “a premiação também pode atrair o interesse de empresas privadas para fazerem parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias”.

Serviço

Dia 10 de dezembro, terça-feira, a partir das 10h
Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB)
Rua Edmundo March, S/N, Campus da Praia Vermelha, Niterói.

Pular para o conteúdo