Processo de mudança e de ocupação dos laboratórios será iniciado nessa semana
Na manhã do dia 10 de fevereiro, um sonho antigo da comunidade de Biologia da Universidade Federal Fluminense foi concretizado. Em reunião com a direção atual, ex-diretores, docentes e discentes, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinou o termo de entrega das chaves do novo prédio do Instituto de Biologia para a comunidade. Foi um momento de realização aguardado com ansiedade há mais de uma década.
O novo espaço do Instituto de Biologia é uma moderna instalação com mais de nove mil m² de área construída, cinco pavimentos e sistema de reuso da água e de refrigeração inteligente, que se adapta à demanda de consumo. Localizado no Bloco M do campus do Gragoatá, o espaço atenderá mais de 1600 estudantes do IB, além de Ciências Biológicas, também será local de pesquisa conjunta com Medicina, Farmácia, Enfermagem, entre outros cursos. Ele sediará os programas de pós-graduação de Ciências e Biotecnologia, de Neurociências e de Biologia Marinha, Diversidade e Inclusão e Biotecnologia Marinha, bem como o biotério e laboratórios de pesquisa. O prédio já conta com vigia e zelador e está pronto para os trâmites de mudança.
Entrega das chaves
De acordo com o reitor da UFF, a entrega do Instituto de Biologia para a comunidade representa um momento histórico de realização e de eficiência da gestão dos recursos públicos. A atual gestão priorizou a finalização do prédio em 2019, dedicando boa parte do recurso de capital para a conclusão das obras.
– “Eu fico muito feliz de poder estar fazendo essa entrega das chaves do Instituto de Biologia para toda a comunidade através da direção, com a presença de professores e alunos. É uma alegria muito grande porque dependeu de um esforço de alocar praticamente metade da pequena verba de capital que recebemos de orçamento em 2019 para a conclusão da obra. Então, é com muita satisfação que um sonho de 36 anos esteja sendo concluído com o esforço de toda a comunidade e toda a equipe. A educação e a ciência de alto nível terão muito a ganhar, devolvendo para a sociedade todo o investimento aplicado nesse ambiente”, afirmou o reitor Antonio Claudio.
O diretor do Instituto de Biologia, Saulo Cabral Bourguignon, comemorou bastante a realização de um sonho antigo da comunidade.
“Tenho certeza que a entrega desse prédio é fruto de um esforço de várias reitorias e, agora, com uma atenção especial do Gabinete e das pró-reitorias que se empenharam em finalizar esse prédio. O Instituto de Biologia está muito feliz e teremos uma nova vida, um novo espaço, bem mais inteligente, onde as pesquisas e as aulas poderão ocorrer de forma otimizada. Quero agradecer ao nosso reitor Antonio Claudio por esse empenho de ter concentrado a verba mesmo nesse momento de escassez de recurso financeiro e ter nos ajudado a finalizar esse prédio”, disse o diretor do IB.
A vice-diretora, Helena Castro, enfatizou que o Instituto de Biologia terá um enorme salto de qualidade, com uma infraestrutura de alta qualidade e que aumentará o potencial de pesquisa e a pontuação nas avaliações da Capes. “Agradecemos muito a compreensão e apoio. No caos, o que importa é mostrar trabalho. Prometemos entregar pesquisas de muita qualidade. O clima entre os alunos está muito legal. Essa inauguração promete”.
A ex-diretora do IB, Izabel Paixão, resgatou o histórico das dificuldades de construção do prédio e agradeceu a finalização. “Todos da gestão sempre nos atenderam com muito carinho e dedicação. Esperamos isso desde 36 anos. O Instituto de Biologia tem um potencial enorme, trabalhamos muito para fazer uma pesquisa de qualidade e produzimos bastante. Agora, teremos a condição para isso. O prédio foi especificamente desenhado para cada linha de pesquisa com muito respeito. Fico muito feliz”.
A atuação da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP), em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração e a Pró-Reitoria de Planejamento, foi essencial para gerir a execução final do contrato e manter o calendário final de entrega, desdobrando os esforços importantes para acompanhar a conclusão do novo prédio.