O reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram uma excelente notícia. Em reunião com a presença conjunta das equipes, foi assinado o termo de abertura do Edital Público com o objetivo de contratar a empresa para construção do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). A partir da convocação pública, a obra terá um prazo máximo de execução de 18 meses e um valor estimado de R$ 28,9 milhões de reais. O investimento será realizado integralmente pela Prefeitura Municipal de Niterói no âmbito do projeto de cooperação acadêmica com a UFF.
O projeto do novo prédio elaborado pela comunidade do IACS foi mantido, com a construção de 11 edifícios interligados com bibliotecas, laboratórios, salas de aulas e espaço de convivência. A abertura do edital é mais um passo importante para a consolidação de um sonho de mais de 30 anos da UFF, respeitando o caráter histórico e simbólico da proposta. O recurso para a construção já está reservado para a execução nos exercícios de 2020 e 2021.
De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, este é um aporte expressivo da gestão municipal na formação especializada de capital humano com foco no desenvolvimento audiovisual en economia criativa. “Teremos um retorno direto com a meta de consolidar Niterói como a principal cidade audiovisual do Brasil. Temos um programa de desenvolvimento utilizando a economia criativa como vetor. Niterói guarda uma vocação inconteste na área, com o primeiro curso de Cinema do país. Nos últimos três anos, o município passou de 3 para 38 produtoras audiovisuais e vamos crescer ainda mais”, afirmou.
Rodrigo Neves destacou a articulação coletiva entre as equipes da Prefeitura e da UFF, estabelecendo uma interlocução positiva que visa buscar soluções para os principais problemas da cidade e do estado do Rio de Janeiro. “É essencial que essas instituições estejam bem para que possamos atravessar esse período de crise. Nessas horas que surgem as melhores oportunidades e o reitor Antonio Claudio teve uma postura incansável para criar a sinergia cooperativa e construir o acordo”.
A assinatura do edital concretiza uma etapa essencial nessa articulação. Segundo o reitor da UFF, mais do que uma obra, esse é um símbolo da capacidade de liderança e gestão em momentos desfavoráveis. “Estamos muito felizes porque vamos realizar um sonho que perdura há mais de três décadas. Ficamos satisfeitos em poder aproximar a gestão municipal da universidade e Rodrigo Neves teve a sensibilidade de enxergar na UFF uma parceira estratégica para contribuir com a melhoria de vida e bem-estar do município”.
Segundo ele, este é um projeto arquitetônico que tem a alma do IACS e que ficará como um legado de grande relevância para a UFF. A diretora do Instituto, Flavia Clemente, lembrou que desde quando era aluna na década de 1990 ouvia falar da história do novo prédio. Há 12 anos paradas, as obras serão retomadas em breve. “Estamos vendo se concretizar uma história que se arrasta há muito tempo. Temos a expectativa e a necessidade de ter um prédio novo para nossos mais de 1500 alunos. Estamos muito felizes com o projeto apresentado e as perspectivas”, disse Flavia.
O ex-secretário de planejamento do município, Axel Grael, ressaltou a importância da UFF para a cidade e enfatizou a consolidação de uma parceria entre a academia e a gestão municipal. “Esse prédio de insere em uma carteira de cooperação que é muito potente. São projetos que certamente serão desdobrados em diversas outras realizações. Isso é muito bom para Niterói e para o país de forma geral”, explicou.
Depois da assinatura do termo, o edital será publicado no Diário Oficial e terá um prazo para a inscrição de concorrentes. Assim que os trâmites burocráticos estiverem concluídos, será dada a ordem de início das obras para a finalização do prédio.