A Universidade Federal Fluminense (UFF) implementou o Programa de Monitoria Júnior para o Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). Serão oferecidas 20 bolsas de iniciação à docência para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de apoiar a retomada das aulas em modalidade remota. Os estudantes selecionados poderão aprimorar sua formação acadêmica e cidadã, além de contribuir para o desenvolvimento de novos recursos e inovações pedagógicas no Colégio.
Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio, Lucas da Nóbrega, o Programa Monitoria Júnior se insere no conjunto de ações integradas que buscam garantir inclusão e qualidade para as atividades remotas. “Em particular, com um olhar específico para as crianças e adolescentes do COLUNI, que é uma unidade importante de formação. Esse programa não só ajuda os estudantes e docentes na qualificação e inclusão das atividades remotas, mas também serve de espaço para que esses jovens experimentem a docência e apoiem os métodos de aprendizagem ativa”, explica.
O Edital Monitoria Júnior é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados no COLUNI, contribuir para o combate à retenção e à evasão escolares e promover o sucesso acadêmico dos estudantes.
O COLUNI abriu processo seletivo de projetos de monitoria júnior para distribuição de 20 vagas de monitores entre os projetos aprovados, com bolsas no valor de R$100,00. O diretor geral, Charleston José de Sousa Assis, comentou que o programa é uma conquista para o Coluni:
– “Porque apoia os estudantes com bolsas em um momento de enorme redução na renda das famílias, ajudando a evitar, portanto, a evasão escolar e fortalecendo a formação intelectual desses bolsistas e auxiliando aos professores nos processos de aprendizagem. Também significa uma conquista porque, de forma inédita na Universidade, a reitoria incorpora, por meio da PROGRAD, uma política institucional de incentivo à docência para os estudantes do COLUNI”, disse.
O prazo para inscrição de projetos pelos orientadores e coorientadores vai até o dia 25 de setembro. Entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro, acontecerá a inscrição dos candidatos nos projetos selecionados e o resultado final está previsto para publicação no dia 07.
A atuação dos monitores júnior, em caráter excepcional face à pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2), estará compreendida entre os meses de outubro de 2020 e fevereiro de 2021.
Informações sobre o andamento do Edital serão divulgadas no site do COLUNI.