A UFF segue se destacando nas ações de estímulo à pesquisa e à inovação. O Edital Fopesq 2020 teve cerca de 400 projetos submetidos e aprovados no mérito. Tendo em vista a alta demanda qualificada apresentada, a Universidade decidiu incrementar os recursos para atender o edital em quase 30 por cento do valor original. Esta alteração possibilita uma ampliação de financiamento de mais 48 projetos, o que corresponde a 290 mil reais de suplementação, oriundos de um exercício de reorganização orçamentária.
“Estamos atentos às demandas da comunidade da UFF, em momentos de crise é que devemos apostar na ciência e apoiar nossos pesquisadores. A gestão da Universidade está se reorganizando continuamente para ampliar iniciativas como esta, a do Edital Fopesq, que na verdade se insere em um conjunto de ações integradas de estímulo à pesquisa e à inovação.” afirma o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Andrea Latge, os projetos foram analisados pelo Comitê Multidisciplinar da Proppi e contemplou inicialmente 123 candidatos. “O Edital Fopesq 2020 teve uma participação da comunidade extremamente forte. Foram quase 400 projetos apresentados, marcando uma carência grande de recursos destinados à pesquisa no cenário atual. A iniciativa da Gestão da UFF em aumentar para quase 45% dos projetos qualificados foi muito bem vinda e certamente contribuirá de forma positiva no desenvolvimento das pesquisas realizadas por docentes e discentes da UFF.”
A inclusão dos novos projetos seguirá a ordem de classificação já estabelecida pelos comitês que realizaram o processo de avaliação em cada uma das áreas. Esta ampliação do financiamento é uma ação concreta para o desenvolvimento de pesquisas realizados na UFF, no contexto da política de ampliação do apoio à ciência de qualidade realizadas por seus docentes, técnicos e discentes.
A iniciativa se insere em um conjunto de ações integradas de estímulo à pesquisa e à inovação da UFF. Com um montante total investido de aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais, três programas foram lançadas: o Programa de Fomento à Pesquisa (Fopesq), o Auxílio à Publicação e PIBIC Apoio Pós-Doutorandos. Todos programas estão em fase avançada de implementação.