A Universidade Federal Fluminense irá investir cerca de R$ 300 mil reais para fomentar atividades de extensão. O recurso será disponibilizado pela Chamada para Fomento a Projetos de Extensão, que é direcionada à aquisição de material de consumo para pequenos serviços realizados por Pessoas Jurídicas (PJ). O prazo para registro da Ação de Extensão no sistema vai até o dia 15 de novembro.
O objetivo dessa medida é apoiar a execução de projetos de extensão de docentes, melhorar a produção extensionista na Universidade e possibilitar que os projetos tenham recursos para o desenvolvimento das atividades.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, as atividades de extensão sempre foram uma marca da UFF e ganharam ainda mais destaque durante essa pandemia, mostrando ser uma universidade viva, vibrante e engajada socialmente. “Nesse sentido, mesmo em momentos de dificuldade, criamos espaço orçamentário para fomentar projetos de extensão tão valiosos para a UFF e sociedade”, afirmou.
Neste edital, a novidade é o depósito em conta do pesquisador, como acontece na pesquisa., “O que dá agilidade e otimiza o uso dos recursos, pois a compra se torna mais adequada ao uso do projeto”, comentou o reitor.
São financiáveis itens de custeio indispensáveis à realização do projeto, compreendendo:
– Serviços de terceiros prestados por pessoas jurídicas, incluindo manutenção de equipamentos e a realização de pequenos reparos;
– Material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos;
– Pequenos reparos e adaptações de infraestrutura.
O auxílio financeiro recebido deverá ser executado integralmente no exercício de 2020 e a prestação de contas deve seguir o cronograma previsto no edital.