A UFF receberá R$ 18 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para investir em um Biotério Central que vai atender instituições de pesquisa de todo o estado. O principal objetivo é ampliar a produção de tecnologias e as pesquisas na área de bioprodutos e novos medicamentos e vacinas. A medida foi aprovada no Projeto de Lei 4.909/21 em reunião nesta terça-feira (05/10).
O investimento foi articulado pelo reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, junto ao presidente da Alerj, André Ceciliano, e o deputado Waldeck Carneiro. Segundo o reitor, o projeto visa a construção de um biotério com tecnologia contemporânea e que seja referência na garantia do bem-estar animal, seguindo todas as regras do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
“O projeto contribui para o desenvolvimento de experimentos em ciência e tecnologia de modo geral, bem como para o de medicamentos e vacinas para combate a covid-19. O Biotério é um vetor importante para avançar o estado do RJ no desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde e a UFF contribui para um movimento de cooperação sólido e inovador, com todo o apoio da Alerj. Quero agradecer ao presidente da ALERJ, André Ceciliano, e ao Deputado Waldeck Carneiro, por compreender o valor deste projeto e o impacto que ele traz para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e consequentemente o desenvolvimento de todo estado.”
Segundo o deputado Waldeck Carneiro, o biotério será uma base de pesquisas experimentais para todas as instituições do RJ que desenvolvem estudos nas áreas de farmacologia, imunologia, bacteriologia, virologia entre outras. “Considero que mais esse gesto consolida a Alerj como uma das principais interlocutoras das instituições que produzem ciência, conhecimento e tecnologia no nosso estado”, comentou.
Também assinaram como coautores os deputados Bebeto (Podemos), Brazão (PP), Carlos Minc (PSB), Célia Jordão (Patriota), Dionísio Lins (PP), Eliomar Coelho (PSOL), Flavio Serafini (PSOL), Gustavo Schmidt (PSL), Lucinha (PSDB), Luiz Paulo (Cidadania), Marcelo Dino (PSL), Márcio Canella (MDB), Martha Rocha (PDT), Mônica Francisco (PSol), Rosenverg Reis (MDB), Subtenente Bernardo (PROS), Renata Souza (PSOL), Adriana Balthazar (Avante), Samuel Malafaia (DEM), Anderson Alexandre (SDD), Valdecy Da Saúde (PTC), Rosane Félix (PSD), Val Ceasa (Patriota), Enfermeira Rejane (PCdoB), Tia Ju (REP), Átila Nunes (MDB), Marcelo Cabeleireiro (DC), Jair Bittencourt (PP), Giovani Ratinho (PROS), Luiz Martins (PDT) e Wellington José (PMB).
O Projeto de Lei irá agora à sanção do Governador do estado, Cláudio Castro e Silva.
Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br/