A nova sede do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, no Campus do Gragoatá, está com 80% das obras concluídas. A inauguração está prevista ainda para o segundo semestre deste ano. A construção, realizada integralmente pela Prefeitura de Niterói e estimada em R$ 28,9 milhões, é fruto do programa de cooperação amplo com a UFF em Cultura, Artes, Cinema e Economia Criativa.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, reforçou a importância do projeto para a comunidade acadêmica.
“Esse projeto vai permitir que o IACS possa ampliar sua capacidade de formação, qualificar serviços e acolher cada vez mais alunos, fazendo de Niterói uma potência na área da comunicação social e da produção audiovisual. É uma demanda de muitos anos que estamos atendendo através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a UFF”, afirmou.
A obra conta com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, um anfiteatro, pátio e sala de exposição para os alunos. A ideia inicial de construir os onze edifícios interligados entre bibliotecas, laboratórios, salas de aulas e espaço de convivência foi elaborada pela comunidade acadêmica e mantida no projeto atual.
Dos onze blocos construídos, cinco já estão concluídos e os outros seis estão em fase de revestimento, de colocação dos pisos e instalação de luminárias. O estacionamento também está finalizado, faltando concluir na área externa o paisagismo, colocação do piso intertravado e revestimentos.
Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, mesmo diante dos desafios na construção, como a crise orçamentária e sanitária, o novo prédio está em fase de conclusão.
“Com muito trabalho, parceria, comprometimento e inovação estamos concretizando grandes realizações pela UFF. Esta é a consolidação de mais um sonho da comunidade acadêmica. Um sonho que estamos realizando com a cooperação da Prefeitura de Niterói por meio de um grande acordo de estímulo ao desenvolvimento da Economia Criativa: que gera empregos, renda, receitas e promove o desenvolvimento humano e a diversidade cultural. Nossa comunidade terá uma estrutura de alto nível para ampliar e qualificar a produção científica e de projetos, a formação profissional, melhores condições de trabalho e qualidade de vida”, comemora o reitor.
O investimento será fundamental para o desenvolvimento dos cursos que fazem parte do IACS. A diretora do Instituto, Flávia Clemente, valorizou a parceria da Prefeitura com a Universidade e destacou os benefícios.
“Esta parceria é sensível à educação, à importância da arte, da cultura e do nosso curso de Cinema. Temos uma expectativa muito grande de melhoria dos nossos cursos com a entrega do prédio. Além disso, nosso Instituto tem este perfil de extensão, desde o início filmamos usando Niterói como cenário, sempre foi nossa locação, por exemplo. A gente tem uma integração muito grande com o município e esperamos fazer essa troca a partir desse novo espaço que estamos ganhando. Vamos ter uma estrutura com muitas possibilidades culturais, artísticas, muitas possibilidades de integração com a cidade.”
O reitor da Universidade Federal Fluminense valorizou a importância da parceria com a prefeitura. “Esta é a união da ciência e do poder público a favor da população. Quero agradecer mais uma vez a parceria estratégica da Prefeitura de Niterói. O prefeito Axel é comprometido com o avanço da educação e do desenvolvimento social e tecnológico de Niterói, sempre confiando no papel da UFF neste processo”, afirmou.
O Instituto de Artes e Comunicação Social possui 53 anos de história e atualmente atende 3.500 alunos nos seus cinco departamentos. A nova sede abrigará os cursos de graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes.
Confira o vídeo das obras novas instalações do IACS
Fonte: niteroi.rj.gov.br