Nesta quinta-feira (23), o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, recebeu em seu gabinete o novo Ministro da Previdência Social, o senhor Carlos Roberto Lupi. O encontro foi para estabelecer parcerias e cooperações e ainda tratar do terreno do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizado pela Universidade localizado ao lado do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
A UFF adquiriu o terreno do INSS por meio de uma escritura de promessa de compra e venda parcelada, muitos anos atrás, quando havia recursos disponíveis. Entretanto, devido à grave crise orçamentária enfrentada pelas universidades públicas e pelo país, a Instituição foi capaz de realizar apenas os primeiros pagamentos e posteriormente se tornou inviável continuar com as obrigações acordadas. A situação se agravou com a impossibilidade de encontrar novas fontes de financiamento e, diante disso, a Universidade estrategicamente decidiu que a melhor solução seria uma negociação com o órgão governamental.
“Esta foi uma conversa que tivemos muita dificuldade de travar nos últimos quatro anos, mas que, imediatamente, nesse nosso segundo mandato, novo governo, foi deflagrado com a presença do próprio ministro, anunciando que nós vamos encontrar a solução por meio de parcerias que contribuam para o povo brasileiro.” explica o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
A proposta é ampliar o estacionamento já existente no terreno para os profissionais do HUAP e criar uma segunda unidade focada na atenção à saúde pós-Covid. Essa nova unidade terá um olhar central para o tratamento de doenças crônicas e reabilitação, com um enfoque especial nos cuidados intermediários, que se tornaram ainda mais relevantes no atual cenário de saúde.
“Eu penso que o papel da previdência é ser previdente, como diz a palavra. Em vez de deixar o terreno apenas como um estacionamento, que tem uma utilidade, mas que não é uma utilidade principia de um terreno próprio da União. O INSS é um órgão público do Governo Federal e, é claro, temos que cumprir todas as burocracias necessárias. No entanto, quero manifestar aqui o meu desejo, que é também uma orientação que estou dando ao presidente do INSS, Glauco, e ao superintendente, Caio, para agilizar esse processo. Queremos ver a ampliação do Hospital Antônio Pedro, que é uma referência para todo o estado do Rio de Janeiro. A partir de hoje, assumo o compromisso de vir aqui e assinar esse termo definitivo em breve. Vamos vencer a burocracia! Além disso, quero estabelecer vários convênios, para que a excelência da universidade possa nos oferecer cursos de capacitação para o nosso pessoal, que possa nos ajudar a resolver o problema das filas”, ressalta o Ministro da Previdência, Carlo Lupi.
Também estiveram presentes no encontro o vice-reitor da UFF, prof. Fabio Passos, o Presidente do INSS, Glauco Andre Fonseca Wanburg, o Secretário executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz, o Superintendente Regional do INSS, Caio Maia Figueiredo, o Secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, o Vereador de Niterói, Binho Guimarães, o Procurador Geral junto à UFF, Jonas Ribeiro, os superintendentes de Obras e Manutenção, Mário Ronconi, e Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, Júlio Rogério, e o Pró-Reitor de Planejamento da UFF, Júlio César de Andrade, o coordenador de Integração Acadêmica, André Brandão, e a coordenadora de patrimônio, Lydyanne Barbosa, entre outras autoridades.