Na tarde desta segunda-feira, 27, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh) inaugurou um mural criado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, em homenagem aos 450 anos de Niterói. Foram dez dias de trabalho em um muro de 277 metros quadrados localizado na fachada do Huap. Na obra, o artista faz referência a vários pontos da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, o Grupo Águas do Brasil e a Universidade Federal Fluminense.
Esta é a segunda obra de Eduardo Kobra em Niterói. O artista explica que o projeto já estava sendo pensado há cerca de dois anos. “Duas pessoas da minha equipe vieram até Niterói para fazer um levantamento de espaços, e dentre esses dez locais, o que mais me chamou atenção foi a fachada do Hospital Antônio Pedro”, explica o muralista, que já fez alguns trabalhos em fachadas de hospitais.
“Estamos em um ambiente complexo, difícil, mas com muita esperança, muita fé e muita superação, então esse trabalho vem para trazer essa visão. Acho que a arte tem esse papel, dar um pouco de cor, trazer a vida e a esperança através da pintura”, afirmou Kobra. Além de evidenciar os 450 anos de Niterói, o mural mostra crianças brincando na água em uma das praias locais, destacando a importância dos mananciais, rios e oceanos que banham a cidade: “A preservação dos rios é intimamente ligada à saúde da população”, completou o artista.
O reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou a importância de receber o mural de um artista engajado em questões sociais, como defesa dos direitos humanos, indígenas e equidade, assuntos alinhados à missão da UFF. “O tema unifica a arte com um dos princípios do nosso hospital, que é a promoção da vida, por isso é um prazer integrar essa parceria e oferecer um espaço privilegiado quanto o grande mural do Huap para a exposição de uma obra importante para nossa cidade e região. Na obra, também há crianças que, para nós, representam o espírito de renovação que estamos vivenciando em nosso país”, enfatiza o gestor.
“É uma obra muito bonita, e a gente quer ver esse colorido invadir o hospital, porque o Huap tem uma missão muito importante, que é a garantia da saúde pautada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto a sensibilidade e a leveza são atribuições que queremos ver em nossos profissionais”, comenta a Superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro, Verônica Alcoforado.
Para o prefeito Axel Grael, Niterói completa 450 anos com muitas realizações para celebrar. “Um dos presentes que a cidade recebe é esse lindo mural do Kobra, artista internacionalmente renomado. Uma homenagem merecida e em uma das principais vias da cidade: a Avenida Marquês do Paraná”, destaca.
Servulo Harris passava pela avenida de ônibus e voltou para fazer fotos do mural. “A obra dele é sensacional. A obra dele está sempre associada com alguma coisa que transmite alegria, são duas crianças e a minha paisagem preferida de Niterói, que é o Museu de Arte Contemporânea e o Pão de Açúcar ao fundo, então para quem passa por aqui é um prazer ver uma obra dessas, tão bonita e alegre”, contempla.
Hospital faz parte da história da cidade
Niterói celebra seus 450 anos em 2023, e o Hospital Antônio Pedro tem significativa participação nessa história. Inaugurado em 15 de janeiro de 1951, é a maior e mais complexa unidade de saúde da Grande Niterói, oferecendo serviços de alta complexidade em 29 especialidades clínicas e 17 especialidades cirúrgicas. Além da cidade onde se localiza, o hospital atende pacientes vindos dos municípios de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.
Em 1961, o então Hospital Municipal, que estava fechado por falta de recursos, foi reaberto em caráter de urgência para atender as vítimas do incêndio do Gran Circus Americano, que tirou a vida de 400 pessoas. Após tentativas de manter a unidade funcionando, em 1964 o espaço foi cedido à Universidade Federal Fluminense, tornando-se Hospital Universitário, e tendo atuação significativa no atendimento de alta complexidade aos pacientes da região Metropolitana II do Rio de Janeiro, sendo também hospital de referência para a covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Desde 2016 o Huap integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação e que administra 41 hospitais universitários em todo o Brasil.
Sobre o artista
Eduardo Kobra soma cerca de 3 mil murais, em aproximadamente 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Dois desses murais entraram para o Guinness Word Record como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados. Em setembro do ano passado, Kobra fez o mural “The Future is Now!”, de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados), em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York, cidade onde podem ser vistas 22 de suas obras.
Paola Caracciolo com colaboração de Luna Normand