A Universidade Federal Fluminense inaugura nesta quinta-feira, dia 09 de março, mais um espaço de Inovação e tecnologia para a capacitação de estudantes e profissionais da área da saúde: o Laboratório de Simulação Realística do Departamento de Enfermagem, no Instituto de Humanidades e Saúde, em Rio das Ostras.
A simulação clínica tem sido empregada de maneira gradativa nos cursos de graduação em enfermagem e atualmente é considerada como um método diferenciado de ensino, pois fornece um cenário controlado e seguro de experiência prática. Para o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a UFF se destaca na vanguarda do conhecimento e no investimento de infraestrutura, técnicas e práticas que impactam no cotidiano universitário, na formação profissional e acadêmica dos estudantes, mas também e sobretudo na sociedade.
“Estamos diante de um novo cenário de avanços tecnológicos que são favoráveis à educação, especialmente para a área da saúde. O Laboratório de Simulação Realística tem a proposta de agregar conhecimento técnico e inovação para aprimorar as habilidades do nosso corpo discente, técnico, docente e profissionais da área da saúde na relação com o paciente. Ao proporcionarmos um ambiente de testes práticos para os futuros enfermeiros do nosso país, quem ganha é a população. Soma-se a isso a importância da localização deste espaço, no interior do estado do Rio de Janeiro, graças ao protagonismo da UFF por meio do nosso Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras. É um grande feito para a nossa universidade!”, comemora o reitor.
Como o objetivo do laboratório é simular a realidade de um ambiente hospitalar no cuidado de diferentes grupos populacionais, as atividades abarcarão a participação efetiva do corpo discente em inúmeras simulações. Sobre isso, a chefe do Departamento de Enfermagem Fernanda Ávila explica: “O Laboratório tem o potencial de agregar valor técnico-científico à formação de novos enfermeiros e ao treinamento de profissionais de saúde, visto que conta com um espaço novo e totalmente equipado para a realização de simulações realísticas relacionadas ao cuidado à criança, mulher, adulto e idoso. Assim, o Laboratório de Simulação possui simuladores de baixa, média e alta fidelidade dispostos em camas hospitalares, simulando um ambiente hospitalar com duas enfermarias, além de contar com um sistema audiovisual para trazer mais realidade às simulações, visto que permitirá, por exemplo, a simulação da voz de um paciente”, aponta Fernanda.
Os investimentos em realidade simulada acontecem na UFF desde o ano de 2021, quando foi inaugurado no Hospital Universitário Antônio Pedro o primeiro Centro de Simulação Realística da Faculdade de Medicina. Já em 2022 foi a vez da Escola de Enfermagem, em Niterói, receber o Laboratório de Simulação Clínica e de Habilidades. Ambos os espaços são equipados com tecnologias de robôs e manequins para a simulação de situações clínicas e intervenções, com foco no treinamento e aprimoramento de estudantes, residentes, pós-graduandos e corpo técnico do Huap.
O evento de inauguração do Laboratório de Simulação Realística do Departamento de Enfermagem acontece no dia 09 de março, às 14h, no Instituto de Humanidades e Saúde, em Rio das Ostras. Participam da cerimônia o reitor da UFF e dirigentes locais, além de integrantes da comunidade interna.