Notícia

Huap-UFF realiza procedimentos inéditos para tratamento de doenças gastrointestinais

O diagnóstico e tratamento precoce de algumas doenças relacionadas ao trato digestivo podem melhorar a qualidade de vida do paciente e salvar vidas. Pensando nisso, o Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) realizou três procedimentos de endoscopia avançada, sendo dois deles realizados pela primeira vez no hospital. A ação ocorreu no mês de setembro e contou com a participação de professores, médicos, residentes e equipe multiprofissional, contemplando três pacientes que fazem tratamento no Huap-UFF.

Os procedimentos realizados foram a dissecção submucosa endoscópica (ESD) e a piloroplastia endoscópica (G-POEM). O ESD é utilizado para o tratamento do câncer no tubo digestivo, onde é realizada uma dissecção apenas da lesão cancerígena, sem que seja preciso afetar o órgão inteiro. Já a G-POEM serve para melhorar o esvaziamento do estômago, auxiliando no tratamento da gastroparesia, quando há lentidão nesse processo, causando dificuldade na digestão.

O gastroenterologista Eduardo Viegas, que atua no Serviço de Gastroenterologia do Huap, conta que essas técnicas avançadas de endoscopia são alternativas a cirurgias complexas. “Com esse tipo de procedimento o tempo de internação é mais curto, o paciente tem uma possibilidade de voltar às suas atividades habituais em um período menor, e de uma maneira menos invasiva. Todos os pacientes tiveram alta três dias depois do procedimento”, explica.

O médico destaca, ainda, que os atendimentos contaram com a participação dos residentes da Gastroenterologia, que acompanharam os pacientes em todas as etapas antes e após a realização dos procedimentos. “Como eles são avançados e nem sempre disponíveis, foi uma oportunidade importante dos residentes terem um primeiro contato com essas técnicas e colocarem o conhecimento em prática. Somos um hospital universitário e estamos sempre procurando trazer procedimentos de ponta, pautados no tripé ensino, pesquisa e assistência”.

Pular para o conteúdo