O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, seu relacionamento interpessoal e resposta apropriada ao ambiente, sendo mais comum em meninos. O surgimento de alguns sinais acontece nos três primeiros anos de vida, entre eles, o isolamento social, a dificuldade em se expressar verbalmente, o pouco contato visual com outras pessoas, a falta de empatia e ainda a aversão a certos sons.

Uma das iniciativas para inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade é a comemoração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que ocorre sempre no início do mês de abril. São as ações concretas e diárias que reduzem as diferenças e proporcionam melhor qualidade de vida para esses grupos.

Motivada pelas demandas da região, onde há um número expressivo de crianças e jovens portadores do autismo, a UFF de Volta Redonda atende cerca de 12 crianças autistas, por meio do projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA).

O projeto tem como proposta desenvolver jogos e atividades educacionais para diferentes plataformas computacionais, que contribuem para a inclusão digital das crianças e a complementação do ensino nas áreas de matemática, português e música, tendo resultados significativos.

Docentes e estudantes das áreas de psicologia, física computacional e matemática computacional estão envolvidos nas etapas do processo, como, por exemplo, no atendimento às crianças, que acontece uma vez por semana. É oferecido também suporte à família, por meio de entrevistas iniciais e terapias em grupo, algo que contribui para a permanência da criança no projeto.

Para obter mais informações ou ainda buscar atendimento, entre em contato com a professora Vera Lúcia Caminha, coordenadora-geral do projeto, pelo e-mail: veracaminha@puvr.uff.br ou veracaminha@gmail.com

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