Tecnologia é um termo amplo e, geralmente, associado aos processos e às ferramentas mais recentes do mercado. Mas você já imaginou que a tecnologia também pode ser uma aliada na transformação da sociedade quando empregada para este fim?

Tecnologia Social é o conceito que descreve as experiências tecnológicas realizadas em interação com a comunidade e que visam, principalmente, buscar soluções para os problemas sociais, bem como o desenvolvimento e a inclusão social. 

Na UFF existem diversos projetos neste sentido, nas áreas de saúde, meio ambiente e diversidade, por exemplo. A Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da universidade é a responsável por fomentar essas iniciativas, criadas por estudantes, docentes e técnicos administrativos em conjunto com os públicos interessados. Aproveite para conhecer o catálogo produzido em 2017, que reúne 32 experiências de tecnologia social e/ou inovações para o
desenvolvimento social.

Caso você tenha algum projeto que se adeque ao perfil das tecnologias sociais, confira o Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social – 2018. A partir deste edital, novas propostas e projetos serão identificados e publicados gratuitamente em um novo catálogo. Fique atento, pois as inscrições vão até 30 de abril.

Pular para o conteúdo