Smartphones, computadores, tablets e outras tecnologias fazem parte do nosso cotidiano há muito tempo. São por meio destes dispositivos, por exemplo, que conversamos com amigos, realizamos transações bancárias, efetuamos compras, entre outras ações. E no trabalho não é muito diferente. Dependemos, praticamente, de todos esses recursos para executar as nossas tarefas. Mas você já parou para pensar nos riscos que corremos diariamente? Por isso, fique de olhos bem abertos nessas dicas da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFF que separamos para você!
Clique em links
– Evite clicar em links recebidos em mensagens eletrônicas, sobretudo, de remetentes desconhecidos.
– Seja cuidadoso ao acessar links reduzidos (ex: https://goo.gl/QrMirN), especialmente quando recebido de fontes suspeitas, porque, em alguns casos, esse artifício pode esconder até mesmo algum tipo de vírus.
– Use complementos que permitam que você expanda os links reduzidos antes de clicar sobre eles, como por exemplo o disponível no site http://checkshorturl.com/. É só copiar e colar nesta plataforma o link encurtado recebido para que o mesmo seja analisado e a sua origem verificada. Se for de um site confiável, você pode abrir sem problemas.
Redes sociais – Perfis profissionais
– Ao usar redes sociais profissionais, procure ser formal e evite tratar de assuntos pessoais.
– Antes de publicar algo em nome do setor, avalie a pertinência do conteúdo e a relevância junto aos seus públicos de interesse. Cuide da imagem da sua unidade acadêmica ou administrativa.
– Tenha cuidado ao permitir que seus filhos usem o mesmo computador ou dispositivo móvel que você usa para tratar de assuntos profissionais (alguns aplicativos, como jogos, divulgam automaticamente nas redes sociais, dependendo das configurações).
Transações comerciais ou financeiras
– Evite utilizar o computador do trabalho para executar compras em sites externos.
– Não use o computador do trabalho para acessar a plataforma do seu banco na internet, sobretudo, para proteger os seus dados bancários e senhas.
Senhas
– Seja cuidadoso ao criar suas senhas. Pense em senhas que não tenham relação com seus dados pessoais, como nome, sobrenomes, números de documentos e telefones, placas de carro… Busque números aleatórios, com grande quantidade de caracteres e de diferentes tipos.
– Não compartilhe a sua senha do IdUFF com terceiros. Ela é pessoal, intransferível e também utilizada para acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
– Não deixe senha anotada em papéis colados no monitor ou na mesa. Evite também salvar a sua senha no navegador Web.
E aí, gostou dessas dicas? Busque essas e outras informações sobre Segurança Digital na página do Facebook da STI – UFF.