O acúmulo de tarefas no nosso dia a dia, seja no trabalho ou em casa, é um dos grandes motivos para não realizarmos atividades esportivas ou de lazer, que são essenciais para a nossa saúde. Mas quando se trabalha em uma universidade que também está de olho na qualidade de vida dos seus servidores, fica mais fácil se engajar em alguma prática esportiva, como, por exemplo, a natação.

Quem aqui conhece o projeto Nado Livre? Coordenado pelo Instituto de Educação Física da UFF, o projeto visa disponibilizar para a comunidade acadêmica – técnicos administrativos, docentes e estudantes – a possibilidade de utilizar a piscina em horários em que não ocorrem atividades pedagógicas do curso ou atividades de extensão.

A ideia é propiciar um ambiente para a realização de um exercício físico com o acompanhamento de um guarda-vida, responsável pela segurança dos praticantes e do local, conforme determinações legais. Por esse motivo, é importante que você saiba nadar, já que o foco não é oferecer aulas de natação com instrutores especializados, mas disponibilizar um espaço, gratuito e com estrutura, para o seu bem-estar.  

Aproveite que o inverno já foi embora e confira o calendário de horários. Lembrando que as pessoas interessadas devem comparecer à secretaria do Instituto de Educação Física, com uma foto 3×4, para se inscrever no projeto e realizar exames médicos. Posteriormente, o servidor receberá uma carteirinha de controle, válida por um ano.

Ahhh! Também é importante dizer que os horários disponíveis para o Nado Livre são modificados a cada semestre, de acordo com a dinâmica geral de ações do Instituto. Além disso, a piscina só fica aberta para realização deste tipo de atividade durante o período letivo, seguindo o calendário acadêmico e com algumas especificidades.

Acesse o página do Nado Livre e verifique mais informações sobre o projeto.

Pular para o conteúdo