Já parou para pensar na quantidade de projetos e ações institucionais que proporcionam o seu crescimento profissional, pessoal e intelectual? O Auxílio Qualificação(PQUFF) e o Apoio a Iniciativas de Capacitação (AIC) são alguns dos exemplos e o recente Programa de Qualificação Institucional (PQI) é mais uma iniciativa da UFF neste sentido.

Trata-se de uma ação conjunta da PROGEPE, através da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), e da PROPPI, com o objetivo de apoiar financeiramente os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade, que disponibilizarem vagas adicionais para servidores, inclusive os que estão em estágio probatório, nos seus editais de ingresso para cursos de mestrado e/ou doutorado. O PQI é fruto de uma sugestão dos próprios colaboradores da UFF após observarem experiências semelhantes e bem-sucedidas em outras instituições.

O técnico-administrativo e docente que tiver interesse em concorrer às vagas disponíveis nos programas de pós-graduação pelo PQI deverão procurar a coordenação do curso de seu interesse (e que esteja na lista do Programa, divulgada no fim desta matéria) ou acompanhar os editais de seleção do seu interesse que tenham vagas. Deverá também assinar um termo contendo direitos e obrigações, inclusive o compromisso de exercer suas atividades na UFF durante o mesmo período em que esteve vinculado ao curso de mestrado ou doutorado. É preciso ainda a concordância da chefia e da direção da unidade onde o servidor estiver lotado e, claro, é necessário passar por todos os trâmites do processo seletivo de cada programa de pós-graduação.

Outro aspecto essencial é que, caso convidado pela EGGP, o servidor se compromete a elaborar e/ou executar ações de capacitação e desenvolvimento (cursos, publicações, pesquisas, eventos, projetos etc.) sob supervisão da Escola.

Como vocês podem ver, as vantagens do PQI são inúmeras. Os próprios programas de pós-graduação, além de receberem repasses orçamentários, estarão contribuindo com a qualificação dos servidores que compõem o quadro ativo permanente da universidade. Essa é uma forma de a UFF estimular cada vez mais a pesquisa, a produção e a circulação de conhecimento pelos próprios servidores.

Confira a lista com os programas de pós-graduação que irão ofertar vagas através do PQI nos seus editais de seleção. Veja também Portaria 60.968, que instituiu o PQI na UFF.

Dúvidas e sugestões podem ser feitas pelo e-mail eggp.progepe@id.uff.br ou pelo telefone: 21 2629 5316.

Pular para o conteúdo