Você tem alguma dúvida sobre controle do tabagismo? Precisa de alguma orientação sobre planejamento financeiro, por exemplo? Aliás, você já ouviu falar em direitos sociais e proteção sócio-organizacional? Inicialmente, podemos até ter certa dificuldade em compreender estes termos, mas em linhas gerais estamos falando de projetos, programas e políticas que o auxiliam na resolução de problemas, estejam eles ligados à área de habitação, emprego, saúde e outros.

Ficou curioso, né? Nós também! Por isso, entrevistamos o servidor Roney Miranda para nos explicar um pouco mais sobre esse serviço de orientação e intervenção técnica, que é gratuito, prestado pela Casq/UFF e voltado para você, servidor, e seus dependentes. 

1) Em que consiste o serviço de Atendimento Social?
É um trabalho, realizado gratuitamente por assistentes sociais da universidade, para identificar e ofertar serviços, políticas e programas que assegurem os direitos e a proteção social dos assistidos, contribuindo também para o protagonismo do servidor e para a plena atenção à saúde e à qualidade de vida.

2) Quais são os tipos de orientação?
São muito variados. Podemos citar aqui orientações diversas, como na área de direitos sociais de doentes crônicos e/ou degenerativos (hipertensão, diabetes, tuberculose, câncer, AIDS, Alzheimer, entre outros); orientação também quanto às políticas e programas sociais do Ministério da Saúde (SUS) ou da própria UFF (ex.: Programa de Controle do Tabagismo, Programas de Redução de Danos e Tratamento da Dependência do Álcool e outras drogas, e etc); auxílio no fluxo de atendimento do SUS ou da UFF (acesso a consultas, exames, internação, critérios para inclusão de dependentes do servidor e outros).

3) E em relação à intervenção técnica, como que vocês auxiliam o servidor?
Sobre a intervenção, destacamos: reconhecimento de guarda e/ou adoção; curatela de idoso, projetos de cuidados e saúde do idoso; gratuidade, controle e distribuição de medicamentos; insumos para controle do tabagismo; esclarecimentos sobre direitos à afastamento para tratamento e acompanhamento de saúde previstos no RJU e também sobre atendimento psicológico, planejamento financeiro, atendimento no HUAP e na Farmácia Universitária, fluxo de internação em hospitais de emergência psiquiátrica, e outros.

4) Qual o objetivo do projeto?
Um dos nossos principais objetivos é propor um atendimento horizontal, humanizado e que preserve a  informação, o acesso, a autonomia, o protagonismo nas decisões, o respeito à liberdade e à subjetividade do servidor, para assim fortalecermos a garantia do acesso aos direitos e proteção social de todo cidadão.

5) Como é realizada a orientação aos atendidos? Trata-se de um acompanhamento contínuo ou pontual?
A orientação ocorre de forma individualizada, garantindo o sigilo das informações. Após o acolhimento e a identificação das expressões sociais, são ofertados serviços, políticas organizacionais ou públicas tais como as citadas anteriormente. De acordo com a sistematização e compreensão acerca do atendimento, define-se a pontualidade e/ou continuidade do atendimento social.

6) Como os interessados podem agendar? Pode ser por e-mail, telefone ou apenas pessoalmente? Quais documentos apresentar no agendamento ou consulta?
Os servidores interessados podem comparecer de segunda a sexta-feira, na recepção do Espaço Saúde (localizado na Rua Miguel de Fria, nº 9 – Térreo, Prédio anexo à Reitoria) e agendar o atendimento. Basta apresentar identidade, CPF, contracheque e número do SIAPE.

Dúvidas e sugestões, podem ser esclarecidas no telefone (21) 2629-5308 ou no e-mail sps.das.casq@id.uff.br.

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