Quando surge um contratempo em seu ambiente de trabalho e você precisa fazer uma reclamação ou denúncia, a quem você recorre? E um elogio a determinado atendimento ou setor da universidade, como registrar? Saiba que existe um canal de comunicação oficial aqui na UFF com o propósito de facilitar a vida da comunidade, não apenas interna, mas também externa: a Ouvidoria.

Na busca por um serviço mais desburocratizado, a Ouvidoria funciona como uma mediadora. Embora não tenha o poder de interferência nas decisões dos gestores, busca-se oferecer um atendimento de qualidade, de promoção e defesa dos direitos dos discentes, docentes e técnicos administrativos, a partir do recebimento, análise e encaminhamento de denúncias, reclamações, elogios, sugestões, agradecimentos e pedidos de informações de toda a população. Além disso, o órgão também pode identificar melhorias, propor mudanças e apontar situações irregulares nos órgãos ou entidades.

Para acionar a Ouvidoria da UFF, existem diferentes formas: presencialmente, por carta, telefone (dependendo da área de seu interesse) e, pela Internet, através do portal e-OUV, que hoje é o caminho mais recomendado. Em todas essas situações, a sua manifestação será acolhida e encaminhada às áreas responsáveis, que estarão atentas para apurar e tomar medidas e/ou solucionar as questões apresentadas pelos usuários, conforme descrições abaixo. 

1) As denúncias de assédio moral, após verificação dos elementos mínimos na análise preliminar efetuada pela Ouvidoria, serão encaminhadas à Comissão de Ética. Dependendo da gravidade, caberá a opção, a critério do Ouvidor Geral, pelo encaminhamento direto à Gerência de Procedimentos Disciplinares – GPD/PROGEPE;

2) As denúncias de assédio sexual, verificada a veracidade e a relação de subordinação entre os envolvidos, serão encaminhadas ao órgão de correição, a Gerência de Procedimentos Disciplinares – GPD/PROGEPE;

3) Denúncias de constrangimento de cunho sexual entre agentes públicos que não tenham relação de subordinação serão tratados pela ouvidoria como descumprimento de normas regulamentares. Deverão ser encaminhadas para as unidades técnicas mais adequadas, conforme a gravidade apresentada;

4) Denúncias que envolvam erros, falhas ou corrupção no trato com os recursos públicos serão encaminhadas à Auditoria Técnica da UFF.

Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria da UFF, você pode fazer isso presencialmente no endereço Rua Miguel de Frias, 9 (3º andar), em Niterói, pelos telefones (21) 2629-5225 / 5205/ 5206, e-mail ouvidoria@uff.br, ou através do e-OUV. Caso precise fazer uma manifestação, não deixe de utilizar estes canais de comunicação da Ouvidoria; ou oriente algum colega de trabalho, se for o caso, e o estimule a usar as plataformas também. É seu direito como servidor da UFF e cidadão.


Prefira utilizar o canal do e-OUV para fazer a sua manifestação: é prático e seguro!

O e-OUV é uma plataforma online que atende diferentes órgãos e entidades do Poder Executivo, incluindo instituições de ensino como a nossa. No portal, você, servidor, pode se manifestar anonimamente ou não, e sua identidade e todas suas informações pessoais são protegidas por lei. Caso escolha se identificar, a Ouvidoria da UFF tem o prazo de 30 dias para lhe enviar uma resposta de solução.

Em se tratando especificamente de denúncias realizadas via e-OUV, é aconselhado que se explique o fato denunciado, além de procurar incluir provas e identificar o autor da irregularidade, além de, se possível, enviar documento ou imagem que ajude a comprovar os fatos denunciados. O servidor não pode ser penalizado por informar sobre a prática de crimes e uma denúncia também pode ser retirada pela própria pessoa que a fez no portal. Acompanhe todas as suas manifestações e seu andamento no site.

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