Quais riscos à organização e ao planejamento das unidades acadêmicas e administrativas da universidade o novo coronavírus impõe? Talvez para a maioria dos servidores essa  pergunta seja do interesse da alta administração. Mas você sabia que o gerenciamento de riscos, internos ou externos à universidade, como no caso de uma série de eventos provocados por uma pandemia, também faz parte do nosso escopo do trabalho?

O risco nada mais é do que uma incerteza que pode causar impactos negativos sobre os seus objetivos. Por exemplo, o isolamento social e o consequente home office podem ter impactado na execução de prazos, no prosseguimento de projetos e, sobretudo, na realização de metas. Logo, é muito importante que cada área tenha as suas atividades mapeadas, a fim de que possíveis riscos (de diferentes naturezas) possam ser levantados, assim como as formas de controle para mitigá-los.

Longe de ser uma tarefa fácil, gerenciar riscos envolve, acima de tudo, planejamento. Mas para planejar, é preciso conhecer! Por esse motivo, a partir da próxima edição do Comunica UFF, teremos uma seção específica para tratar sobre esse assunto, dada a importância e a necessidade de as unidades acadêmicas e administrativas gerenciarem suas ações com o máximo de eficiência e de acordo com as exigências dos órgãos de controle.

A ideia é destrinchar as principais etapas da gestão de riscos, a começar pela política e pelo plano, que são os documentos oficiais e norteadores das tomadas de decisão quanto a essa temática. Identificar os diferentes tipos de risco, analisar, avaliar, tratar, comunicar e monitorar uma possível incerteza fazem parte do processo, assim como entender quais servidores podem ser responsáveis por tais tarefas. Além destes documentos, pretendemos trazer conteúdos sobre o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e o Programa de Integridade, ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico e na percepção de riscos inerentes às atividades de cada área.

Aproveite a oportunidade e já acesse a página da Proplan para conhecer um pouco mais do trabalho da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento, a Plad, responsável por auxiliar os setores e dirimir as dúvidas quanto à gestão de riscos e outros projetos de planejamento da universidade.

Pular para o conteúdo