É sempre importante se manter atualizado e aprender conteúdos que possam contribuir tanto para o seu crescimento intelectual e pessoal, quanto para o seu aperfeiçoamento profissional. Aliás, só o fato de trabalharmos em uma universidade já nos coloca em contato com inúmeros espaços de produção de conhecimento. E isso engloba não só os docentes ou estudantes, mas também os servidores técnico-administrativos. Há diversas oportunidades e estímulos para você se capacitar e, dessa forma, ampliar seus horizontes educacionais e otimizar a maneira com que desempenha suas atividades diárias.

Mesmo na quarentena, existe toda uma gama de cursos disponíveis realizados de forma totalmente online e gratuita! Além de promover conhecimento, eles ainda podem contar como horas para que, eventualmente, você solicite a progressão salarial por capacitação.

Recentemente, a Progepe, por meio da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), divulgou uma curadoria de cursos na modalidade EAD provenientes de múltiplas instituições, produzida a partir da análise do levantamento das demandas de capacitação divulgado no relatório LND 2021. Nele, gestores da UFF e suas respectivas equipes elencaram as ações de desenvolvimento que julgavam mais relevantes. O documento é dividido em competências a serem desenvolvidas e os respectivos cursos adequados a elas, separados entre aqueles de interesse para gestores, docentes, equipes e transversais (que atendem a mais de um público). A publicação visa contribuir para a formação continuada dos servidores que, diante do momento que estamos vivendo, apresenta-se como boa estratégia para analisar e reinventar práticas de trabalho e modernizar a instituição como um todo. Acesse o documento aqui.

As ofertas de desenvolvimento não param por aí! A própria EGGP promove diversos cursos para os servidores ao longo do ano. Levando em conta a questão da pandemia, a Escola se organizou neste período para realizar grande parte deles à distância. Inclusive, estão abertas até amanhã, dia 31, as inscrições para o curso “Introdução à educação a distância e produção de conteúdo didático”. Serão duas turmas, cada uma com 35 vagas. Inscreva-se agora. Fique de olho também em outras ofertas disponíveis no blog de capacitação e cadastre-se no canal para receber as novidades direto no e-mail. Em breve, novos cursos serão lançados. Acesse aqui o blog.

Ah, e para quem não conhece, a universidade oferece um serviço bem interessante relacionado ao desenvolvimento dos servidores docentes e técnicos-administrativos em educação: o Apoio a Iniciativas de Capacitação (AIC). Por meio dele é possível solicitar apoio financeiro para a realização de cursos de capacitação na modalidade EAD internos ou externos à UFF, que não são atendidas por escolas de governo como a  Enap ou EGGP, por exemplo. Saiba mais neste link.

Pular para o conteúdo