Uma das grandes diferenças do trabalho remoto para o presencial diz respeito aos mecanismos de proteção e segurança digital. Enquanto realizávamos as nossas atividades nos computadores da UFF e com acesso à rede interna, não existiam tantos questionamentos e preocupações com a atualização das máquinas, instalação de antivírus, criação de senhas etc.

Algumas vulnerabilidades impostas por esse modelo de trabalho, como os ataques cibernéticos ainda mais frequentes, nos levam a buscar alternativas para a realização das atividades de modo seguro, que evitem inclusive o vazamento de dados e o compartilhamento em rede de informações sigilosas, não somente da Universidade como também as de cunho privado. Isso é válido sobretudo para aqueles que executam as tarefas do dia a dia direto de dispositivos pessoais, como seus próprios computadores, notebooks e smartphones.

É por essa razão que, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), levantamos alguns tópicos sobre segurança digital para serem levados a sério por você, servidor (a)! Acompanhe as dicas e coloque-as em prática.

1 – Escolha adequada do antivírus

O primeiro passo para evitar surpresas no ambiente digital de trabalho é a escolha de um bom antivírus. Atualmente, existem muitos softwares gratuitos e com excelente reputação. Mesmo se o seu computador for de última geração, não dispense a instalação do antivírus na sua máquina ou smartphone.

E mais: mantenha o antivírus atualizado; configure-o para verificar automaticamente toda e qualquer extensão de arquivo, arquivos anexados aos e-mails, obtidos pela Internet, os discos rígidos e as unidades removíveis; evite executar simultaneamente diferentes antivírus (eles podem entrar em conflito, afetar o desempenho do equipamento e interferir na capacidade de detecção um do outro). A equipe da STI sugere alguns gratuitos que podem ser visualizados neste link.

2 – Atualize o PC e softwares

Nunca descarte a sugestão de atualização de segurança do seu desktop, notebook, smartphone e softwares. As atualizações foram feitas justamente para corrigir pequenos erros e minimizar os riscos de invasão por terceiros e outros. Outra recomendação é não instalar programas suspeitos. Sempre que possível, opte pelos originais.

3 – Evite o uso de fontes não confiáveis para conversão de documentos

Muitas vezes nos vemos obrigados a converter arquivos oficiais da Universidade com extensão DOC para PDF e vice-versa, além de outros. Não é recomendável que documentos sigilosos ou confidenciais sejam distribuídos na internet (em sites que têm esse objetivo) ou submetidos a ferramentas de terceiros para algum tipo de manipulação. Dependendo da conversão, plataformas como Microsoft Office e LibreOffice já realizam este procedimento. Saiba mais nestas orientações externas: https://bit.ly/3x6cdaS e https://convertio.co/pt/ .

4 – Crie senhas fortes para acesso aos dispositivos e rede wi-fi

Esqueça desde já a criação de senhas com datas de nascimento, nome do filho ou sobrenome. É o segredo da senha que garante a sua identidade no acesso aos diferentes dispositivos (computadores, roteador, rede wi-fi etc) e vai minimizar os riscos envolvidos no uso da internet, como quando acessamos o e-mail pessoal ou corporativo.

Por isso, use senhas longas, compostas de diferentes tipos de caracteres; não as deixe anotadas em locais onde outras pessoas possam vê-las); evite digitá-las em computadores e dispositivos móveis de terceiros; evite salvar as suas senhas no navegador Web ou usar opções como “Lembre-se de mim” e “Continuar conectado”; evite usar a mesma senha para todos os serviços que você acessa.

5- Proteja-se de phishing e códigos maliciosos

Phishings nada mais são do que mensagens atrativas usadas por hackers para o roubo dos dados pessoais, bancários e outros do usuário. Por isso, desconfie de mensagens recebidas, mesmo que enviadas por conhecidos; evite seguir links recebidos em mensagens eletrônicas; não utilize um site de busca para acessar serviços que requeiram senhas, como seu E-mail e suas redes sociais; seja cuidadoso ao acessar links reduzidos.

6 – Armazene na nuvem documentos e outros arquivos.

O armazenamento em nuvem é ideal para salvar, criar, editar e compartilhar documentos, planilhas e outros conteúdos importantes com segurança e praticidade entre as equipes. Aqui na UFF, todos os servidores com email institucional (@iduff) possuem acesso ao Google Drive. Ao armazenar na nuvem, você evita inclusive o uso de pen drives e HDs externos, dispositivos que podem estar infectados.  Saiba mais sobre o armazenamento digital na Universidade: https://bit.ly/3js0wXR .

7 – VPN (acesso seguro a rede de internet doméstica)

Utilizar uma VPN (Rede Privada Virtual) em seu computador ou notebook possibilita que você acesse a rede local da Universidade à distância e de forma segura. Quando você se conecta a uma VPN, sua comunicação com a internet é criptografada e protegida de interceptação. Ela proporciona mais segurança à navegação, evitando que cibercriminosos acessem seus dados.

Alguns sistemas da Universidade só podem ser acessados fora da UFF por meio de uma VPN. Saiba mais nos manuais disponíveis pela STI.

Pular para o conteúdo