A partir deste mês, a UFF lança mais uma iniciativa que impacta diretamente na vida funcional dos servidores. O Sistema de Avaliação de Desempenho (SISAD) é o novo recurso adotado pela Universidade para que técnicos administrativos e chefias preencham digitalmente, com praticidade e agilidade, a Avaliação de Desempenho e seus respectivos Planos de Trabalho.
Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI), em parceria com a Divisão de Gestão de Desempenho (DGD/CPTA/PROGEPE), o SISAD é totalmente online e propiciará um importante avanço na proposta de implementação de um sistema integrado de gestão de pessoas, com foco em competências, agregando outros subsistemas da área.
Praticamente com um clique e mediante seu login e senha do Portal IdUFF, você terá acesso ao SISAD e a uma série de benefícios, tais como: risco inexistente de extravio dos formulários; disponibilidade de consulta das avaliações a qualquer momento; economia de tempo e de impressão de papel; possibilidade de realizar o processo avaliativo em qualquer local; ampliação da capacidade da equipe da DGD de atuar ainda mais com foco na perspectiva analítica, dentre outros.
Outra grande novidade é que os formulários passam a ser enviados mensalmente para os servidores e suas chefias, e não mais trimestralmente. Tal processo não altera a periodicidade de preenchimento dos documentos, que continua ocorrendo a cada 9 meses para os que se encontram em estágio probatório e a cada 18 meses para servidores estáveis, sendo a devolutiva ao final do mês de vigência.
Importante destacar que toda forma de comunicação quanto ao período avaliativo do servidor ocorrerá através do e-mail de cadastro do servidor na Universidade. Em linhas gerais, cabe à chefia mediata (superior à sua chefia) receber as avaliações e fazer os devidos encaminhamentos, de acordo com a hierarquia, a fim de que tanto o avaliador quanto o avaliado acessem o SISAD. Os trâmites são muito similares aos que já acontecem atualmente no processo físico: o avaliador preencherá todo o documento para, ao final, encaminhar para o servidor avaliado, que deverá fazer a parte que lhe cabe. No Plano de Trabalho, o encaminhamento se dá de forma similar e o servidor deve ler atentamente o documento, avaliar as condições de trabalho para o desenvolvimento das atividades e declarar se está acordo com o que está registrado.
Dito isso, é essencial que ambos, servidor técnico-administrativo e chefia, verifiquem com frequência o seu e-mail para não perder os prazos e não prejudicar, inclusive, a progressão por mérito do servidor a ser avaliado. Além disso, é fundamental que os envolvidos estejam cadastrados no portal IdUFF, tendo em vista que a senha e o login de acesso ao SISAD são exatamente os mesmos. Caso ainda não tenha uma conta no IdUFF, saiba como criar agora (clique em “ative sua conta”).
Confira nestes manuais informações complementares sobre o SISAD e dicas para o preenchimento correto da Avaliação de Desempenho e do Plano de Trabalho diretamente no sistema. Demais dúvidas devem ser esclarecidas através dos e-mails dgd.cpta.progepe@id.uff.br e atendimento@id.uff.br.