O SouGov se transformou na principal plataforma de gestão de pessoas do serviço público federal. Desde o seu lançamento, em maio deste ano, e com o encerramento do Sigepe Web e Sigepe Mobile, automaticamente alguns serviços e informações da vida funcional dos servidores migraram para esse novo sistema. Já que o aplicativo está no ar há cerca de 7 meses com mais de 20 funcionalidades ativas, é bom relembrar alguns dados e ainda atualizar a comunidade quanto às novidades da plataforma.
Sobre as últimas atualizações, recentemente foi criada uma função específica para o acesso aos servidores que ocupam cargo de chefia. Em substituição ao Sigepe Gestor, o gerenciamento de férias e afastamentos das equipes deve ocorrer exclusivamente através do SouGov Líder (ícone disponível para a chefia no canto superior direito do app SouGov). Já na tela inicial, é possível obter informações de todos os servidores do setor, verificar quantos possuem férias programadas e ainda realizar a homologação dos pedidos, além de obter informações gerenciais que contribuirão para o andamento das atividades.
Além dessas novas funções e recursos, é preciso relembrar alguns procedimentos que devem ser tramitados única e diretamente na plataforma do SouGov. O principal deles é o encaminhamento de Atestado Médico e solicitação de licença para tratamento de saúde, algo que já foi amplamente divulgado aqui na Universidade e que você pode conferir mais informações neste link. Ademais, é possível realizar o cadastro ou a alteração dos seus dados bancários, bem como autorizar empréstimo consignado e acompanhar todos os trâmites relativos a esse processo (consulta a contratos e anuência, por exemplo).
O SouGov ainda funciona como um grande banco de consultas da sua vida funcional enquanto servidor da Universidade. Técnicos administrativos e docentes têm o acesso direto e sem burocracia a informações sobre sua ficha financeira (contracheque/13º salário e sua prévias, comprovante de rendimentos etc); dados pessoais, cadastrais e de seus dependentes, inclusive, dados sobre pensão alimentícia; relatório de afastamentos; período de férias; comprovante de pensão alimentícia e outros.
Por fim, é importante destacar que os pedidos de auxílio-transporte e assistência à saúde complementar continuam sendo tramitados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFF). Embora essas funcionalidades estejam disponíveis para visualização ao acessar o aplicativo, é essencial você, servidor(a), ter conhecimento disso e se atentar no momento em que for dar entrada em algum destes processos. Como o SouGov é utilizado por diferentes entes do Governo Federal, inúmeros recursos aparecem visíveis, mas não necessariamente estão disponíveis para os servidores da UFF, como no caso desses processos aqui citados.
Se você ainda não baixou o aplicativo do SouGov no seu smartphone, entre neste link para obter mais informações:https://bit.ly/3pZtcsU