Outono e inverno são as estações do ano mais propensas para as doenças respiratórias. Como a questão está em alta, com recomendações de diferentes órgãos de saúde sobre os cuidados neste período do ano, a edição do Comunica UFF Saúde, em parceria com a Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CASQ/Progepe), traz um alerta sobre o tema e ainda orientações sobre a importação do atestado médico no SouGov, em caso de afastamentos.
De rinite alérgica à sinusite, passando pela gripe, resfriado e até Covid-19: são muitas as doenças respiratórias nesta época do ano. Temos acompanhado o aumento dos casos, especialmente, em crianças. Essa época do ano, outono-inverno, é de se esperar que as doenças respiratórias aconteçam com mais frequência e consequentemente as complicações advindas dessas patologias.
Por isso, servidor da UFF, é preciso focar na prevenção! No trabalho ou em casa, mantenha os ambientes ventilados e limpos. Com as temperaturas amenas, as janelas e portas podem ficar abertas. Consuma bastante água para manter o corpo hidratado e higienize as mãos com frequência. Evitar locais com aglomeração também é aconselhável, sempre que possível. Ademais, atente-se para a mais recomendação do GT Covid UFF, que orientou mais uma vez o uso obrigatório de máscaras, temporariamente, nos ambientes fechados da Universidade e opcionalmente nos ambientes abertos.
Outra orientação, importante para a organização das atividades cotidianas, é sobre os afastamentos. Os servidores com sintomas respiratórios não devem comparecer à UFF presencialmente. Neste caso, você deve procurar assistência médica para emissão de atestado médico, que deve ser enviado para a UFF através da plataforma do SouGov, além de comunicar a chefia imediata sobre o afastamento das atividades.
Se você ainda não sabe ou tem dúvida dos trâmites relacionados ao afastamento e ao atestado no SouGov, confira as informações disponíveis neste link. Ou, se preferir, envie e-mail para dps.casq.progepe@id.uff.br
Mais sobre saúde
Vacinas salvam vidas! Parece clichê, mas é a realidade. Nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, os sistemas de saúde de diferentes países chegaram ao limite com o grande quantitativo de pessoas infectadas e mortas. A queda dos altos índices de mortalidade foi acompanhada pelos altos índices de vacinados.
Ciente da responsabilidade social e da importância da sua atuação junto à comunidade acadêmica, a UFF, por meio da Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde/Casq, participa ativamente de iniciativas e projetos de conscientização da vacinação. No mês passado, inclusive, a Casq participou da campanha contra a influenza, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói e o Hospital Universitário Antonio Pedro. Entre os dias 10 e 18 de maio, mais de 2 mil trabalhadores e alunos do HUAP, da Faculdade de Odontologia e Nutrição, do Instituto Mazzini Bueno e Biomédico, além da própria Casq, foram imunizados.
Aproveite a oportunidade e o simbolismo do Dia Nacional de Imunização, comemorado em 09 de junho, para esclarecer as suas dúvidas e a dos seus familiares sobre o calendário de vacinação. A equipe da Divisão de Assistência à Saúde está disponível para atendimento no Espaço Saúde do Servidor, localizado no prédio da Reitoria, com agendamento pelo e-mail sme.das.casq@id.uff.br ou pelo telefone 2629-5410 . Para os servidores lotados nas unidades do interior, a orientação é o envio de e-mail para dpvs.casq.progepe@id.uff.br