Certamente um dos maiores desafios para o processo da avaliação de desempenho consiste na realização de um feedback eficaz entre gestores e servidores. Este processo propicia a reflexão sobre as atividades, os resultados e as expectativas e deve ser promovido de forma contínua, não se limitando ao momento de preenchimento do formulário avaliativo.

Importante registrar que com o isolamento social imposto pela pandemia, com o acúmulo de tarefas e com a reorganização administrativa promovida pelo teletrabalho, dentro do contexto do Programa de Gestão, a necessidade de garantir um feedback efetivo torna-se ainda mais relevante.

Como todos sabem, a Avaliação de Desempenho é realizada por meio do Sisad, um sistema extremamente prático, confiável e seguro. No entanto, ao mesmo tempo que facilita o preenchimento dos dados em ambiente online, exige um compromisso ainda maior para que servidores avaliados e gestores estejam disponíveis para garantir um processo dialógico que favoreça a consolidação do feedback contínuo.

É fundamental destacar que, para além de proporcionar a progressão por mérito profissional, um dos principais objetivos da Avaliação de Desempenho é justamente possibilitar que o avaliado receba a orientação adequada do seu trabalho, visando ao seu aprimoramento e ao crescimento na Instituição.

Por outro lado, a ausência do feedback pode interferir nas relações profissionais e na qualidade de vida dos servidores e gestores, e ainda ocasionar muitos prejuízos de ordem individual e organizacional, com destaque para desmotivação no dia a dia, adoecimento, pedidos de remoção e outros.

Desta forma, é essencial ao gestor, além de acessar a plataforma, fazer o preenchimento na condição de avaliador e liberar acesso para que os demais membros da equipe possam fazer o mesmo, convocar as reuniões de devolutiva, visando ao fortalecimento do ambiente organizacional. Da mesma maneira, o servidor deve motivar o gestor e estar disponível para a realização da reunião de feedback.

Se você quer entender um pouco mais sobre o processo de feedback, confira a matéria sobre o tema que agrupa um rol de sugestões para gestores e servidores visando a favorecer a realização das devolutivas. Em caso de dúvidas sobre o sistema, acesse o tutorial completo aqui.

Quem está apto a participar

Servidor em estágio probatório (a cada 9 meses) e servidores estáveis (a cada 18 meses) são convocados a preencher a avaliação a partir de critérios como eficiência, inovação, entre outros tópicos, levando-se em conta uma escala de pontuação, com base no Plano de Trabalho acordado com a chefia imediata. Atingida a média de 70 pontos, o servidor progride de um padrão de vencimento para o outro até alcançar o degrau máximo da carreira.

De forma geral, servidor e chefia recebem uma notificação por e-mail, com a informação sobre a data e ao link de acesso, para preenchimento da Avaliação de Desempenho e do Plano de Trabalho, pelo SISAD. Uma recomendação está relacionada ao cuidado para que a mensagem não se misture a outras na caixa de e-mail do IdUFF, situação bastante comum. Uma dica é usar marcadores como estrelinhas e pontos de exclamação para destacar e-mails mais importantes, como esse. Nossa principal orientação, é que você, servidor, acompanhe sua vida funcional e seus períodos avaliativos.

Pular para o conteúdo