Novembro azul: no mês em que se combate mundialmente o câncer de próstata, a edição mensal do Comunica UFF Saúde traz um alerta para todos os servidores da UFF. Para além das informações técnicas sobre a doença e todas as medidas protetivas, o principal recado da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (Casq/Progepe) é: deixe o preconceito de lado e cuide-se!

Primeiramente, é importante você saber a função da próstata no organismo dos homens. Trata-se de uma glândula, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, que envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). É errôneo e tão pouco científico afirmar que a próstata é responsável pela ereção ou o orgasmo masculino.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Mas, em algumas situações, pode evoluir com gravidade por crescer de forma acelerada, espalhando para outros órgãos até o óbito da pessoa acometida pela doença. Os principais fatores de risco são: idade acima dos 55 anos, histórico familiar, sobrepeso e obesidade. Embora também possam ser oriundos de outras doenças, alguns sintomas são típicos, como dificuldade de urinar (demora em começar e terminar de urinar), sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Ter uma alimentação saudável, realizar atividade física, evitar o consumo de bebida alcoólica e de cigarro, além de manter um peso adequado são algumas das medidas preventivas. Realizar o PSA (dosagem sanguínea da proteína prostática) e o toque retal pelo médico urologista são os primeiros exames diagnósticos a serem realizados.

Para mais informações sobre o câncer de próstata e encaminhamentos médicos, fale com a Casq pelo e-mail dpvs.casq.progepe@id.uff.br

Pular para o conteúdo