Quem fala o quê, quando e onde? A fórmula pode até parecer simples, mas para fazer uma comunicação eficiente e direcionada é preciso planejar! É com esse propósito que a UFF aprovou recentemente a Política de Comunicação Institucional.
O documento consolida uma série de diretrizes gerais que visam orientar o planejamento e a execução de estratégias de comunicação na universidade, tendo como premissa os públicos de interesse norteadores das ações e canais específicos, entre eles sites, mídias sociais, plataformas de audiovisual, boletins enviados por e-mail e outros.
Além disso, também oferece orientações e esclarecimentos à comunidade acadêmica sobre relacionamento com a imprensa, organização de eventos, gestão de crise, identidade visual e divulgação científica, temas esses que posicionam e consolidam positivamente a imagem e a marca da UFF interna e externamente.
A Política tem, portanto, o papel de atuar como um guia para facilitar o entendimento da comunidade acadêmica (técnicos, docentes e estudantes) sobre como realizar comunicação nas suas unidades ou quando entrar em contato com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), seja para esclarecimento de dúvidas ou para o suporte e/ou fortalecimento de alguma ação.
E mais! Em complemento à Política de Comunicação Institucional, a UFF também elaborou manuais práticos com informações ainda mais claras, objetivas e simples sobre assuntos de grande relevância interna: Desenvolve uma pesquisa há anos e quer divulgar? Pretende criar um perfil/página em uma rede social e não sabe por onde começar? Quer publicar no site da UFF e não sabe como? Confira agora os nossos manuais:
Manual de Boas Práticas em Audiovisual
Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais Digitais
Manuais de Boas Práticas do Site Institucional
Manual de Divulgação Científica
Manual de Gerenciamento de Crises e Riscos em Comunicação
Guia Prático de Cerimonial e Realização de Evento
Demais dúvidas ou outras informações, envie e-mail para scs@id.uff.br