No dia 22 de dezembro, inicia a estação mais quente do ano: o verão! Com as altas temperaturas, devemos ter um cuidado redobrado com a nossa alimentação e hidratação. Pensando nisso, o Comunica UFF Saúde deste mês oferece dicas para os servidores da universidade, que inclusive podem agendar uma consulta com a nutricionista da UFF, que atende no Espaço Saúde Servidor. Vamos às dicas?

1 – Prefira comida de verdade, ou seja, os alimentos in natura e minimamente processados. Isto inclui: frutas, verduras, legumes, ovos, carnes  (preferencialmente brancas e com menos gordura que são mais facilmente digeridas,  evitando desconfortos gástricos), frutos do mar, cereais e sementes (arroz, aveia, milho,  quinoa, chia, linhaça), leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico), oleaginosas  (nozes, castanhas, amêndoas, avelã, pistache). Comida de verdade deve ser consumida  no verão e no ano todo!

2 – Hidrate-se bastante! Nos dias quentes, ocorre maior perda de líquidos e eletrólitos devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Logo, a necessidade de se hidratar aumenta. A preferência é pela água, que pode ser pura ou saborizada com  pedaços de gengibre, hortelã, laranja, limão ou como preferir. Outros líquidos também  podem ajudar a manter o corpo hidratado: chás, água de coco e sucos naturais sem açúcar.  Refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados, pela alta quantidade de açúcar e produtos químicos. Modere também o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, elas têm efeito diurético, o que compromete a hidratação.

3 – Cuidado com a higiene e conservação dos alimentos: sob altas temperaturas, o  risco de contaminação dos alimentos aumenta, podendo causar intoxicações/infecções  alimentares. Reduza este risco higienizando bem os alimentos antes de consumí-los. Frutas,  verduras e legumes que são consumidos crus e com casca devem ser lavados e colocados  de molho em água clorada (existem produtos específicos para este fim que são facilmente  encontrados nos mercados e hortifruti). Não deixe comidas fora da geladeira após seu consumo ou preparo. Ao frequentar praias, o ideal é que se evite o consumo de alimentos  em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos nas areias das praias, pois alguns podem ser fonte de contaminação por microrganismos devido ao armazenamento inadequado.

Quer ter uma alimentação saudável e orientada por nutricionista? Agende uma consulta com a nutricionista da DPVS pelo e-mail dpvs.casq.progepe@id.uff.br

Pular para o conteúdo