Evento

Primeira edição de ‘Café com autores’ tem lançamento de livro e debate sobre relações étnico-raciais

Primeira edição de ‘Café com autores’ tem lançamento de livro e debate sobre relações étnico-raciais

A Livraria Eduff Gragoatá recebe as professoras da UFF Juliana Vinuto, Flávia Rios e Verônica Daflon para a primeira edição do projeto Café com Autores e lançamento do ‘Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas’ (Editora Perspectiva). No encontro, que ocorre em 16 de novembro, às 16h, as convidadas participarão de uma roda de conversa sobre a temática do livro aberta ao público.

Organizado por Flávia Rios, Marcio André dos Santos e Alex Ratts, ‘Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas’ (Editora Perspectiva) reúne especialistas brasileiros e latino-americanos exclusivamente pertencentes a grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus) para abordar a discriminação, os racismos e as relações étnicas do país por meio de 53 verbetes que abrangem um amplo espectro de temas, de afrocentricidade a xenofobia, passando por movimento negro, feminismos, genocídio, cultura negra, islamofobia, perigo amarelo etc.

O projeto Café com Autores é uma parceria entre a Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF/UFF). A proposta da iniciativa é reunir professores e autores da UFF para debater temas
relacionados às suas obras e a fatos da atualidade. Os encontros serão abertos ao público e ocorrerão sempre na Livraria Eduff Gragoatá, às 16h, toda terceira quinta-feira do mês.

Sobre as convidadas de novembro:

Flávia Rios (ICHF/UFF): doutora em Sociologia pela USP, é professora da UFF, onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais-Licenciatura e atualmente é diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF/UFF). Foi ainda visiting student researcher collaborator em Princeton. Integrou o quadro docente da UFG, na qual coordenou o Pibid-Ciências Sociais. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (Negra-UFF) e integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e os comitês científicos do Afro/Cebrap e do projeto “As Responsabilidades de Empresas por Violações de Direitos Durante a Ditadura” (CAAF/Unifesp).

Juliana Vinuto (ICHF/UFF): doutora em Sociologia, é professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFF. É coordenadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (Negra-UFF) e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (Laesp-UFF), do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ), e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (Gedica-Uneb). Juliana Vinuto é, ainda, editora-adjunta da Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos estudos sobre punição, controle social, medidas socioeducativas.

Verônica Daflon (ICHF/ UFF): doutora em Sociologia, é professora do Departamento de Sociologia da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma instituição. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). Também coordena o Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LabGen) e é pesquisadora associada do Global Race Project, da Agence National de la Recherche, além de membro da Heterodox Academy. É coautora de diversos livros, artigos e capítulos sobre mulheres na teoria social, ações afirmativas e relações raciais.

Pular para o conteúdo