Evento
O Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014 a 2024, dentre suas metas, reafirma que deverá ser assegurado, “no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. Visando atender ao PNE e seguindo as diretrizes do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), a partir de Programa estruturado pela Pró-Reitoria de Extensão, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) para “Inclusão da Extensão Universitária para fins de Crédito Curricular” (DTS PROEX / PROGRAD nº19, 12.09.16), uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para estudar e apresentar soluções para a flexibilização curricular com vistas à creditação da extensão universitária.
A primeira ação do GT é a realização do Seminário “Creditação da Extensão nos Currículos da UFF”, cujo principal objetivo é debater a creditação da extensão na Universidade, voltado principalmente para os coordenadores de cursos. O evento acontecerá no dia 18 de novembro de 2016, de 9h as 13h, no Auditório do Instituto de Computação, no campus da Praia Vermelha, em Niterói, RJ.
O seminário contará com a participação das professoras Ana Inês Sousa (Superintendente Acadêmica de Extensão da Pró-reitoria de Extensão/UFRJ) e Maria Helena do N. Souza (Assessora da Pró-reitoria de Extensão/UFRJ) em que apresentarão a palestra intitulada “Creditação da Extensão Universitária nos currículos dos cursos de graduação: a experiência da UFRJ”. Em seguida haverá um debate mediado pelo Prof. Marcelo Salabert Gonzalez (membro do GT e coordenador do Curso de Ciências Biológicas).
As inscrições para o Seminário foram prorrogadas até o dia 13 de novembro de 2016 e deverão ser realizadas através do link https://goo.gl/forms/oT9IBLnAgaTGINjp1, que também poderá ser acessado através dos sites da PROEX e da PROGRAD.