Evento

I Encontro Mulheres de Axé e Universidade

I Encontro Mulheres de Axé e Universidade

Atualmente, os estudos de gênero ganharam espaços na academia e não se pode negar a importância dos movimentos feministas nessa interlocução. A discussão trazida pelo movimento negro – e de mulheres negras – também ganha importância e traz para a academia as falas de outros sujeitos. As religiões de matriz africana possuem práticas e tradições que, a partir da noção de acolhimento intervém tanto no espaço da saúde física dos indivíduos, quanto em sua sociabilidade, criando redes, formas de organização e resistência apesar das dificuldades advindas de relações históricas de dominação no contexto da sociedade brasileira.

Assim, o “I Encontro Mulheres de Axé e Universidade: protagonismos e produção de conhecimentos” destina-se a discutir o protagonismo das mulheres negras de axé e sua interlocução com a academia.
O evento nasceu do encontro entre professoras e professores da UFF, UERJ e UFBa, a intenção é que esse Encontro se desdobre em outros, a serem realizados na UERJ e na UFBa, garantindo assim a diversidade de espaços. Essa ação é uma organização da PROEX, por meio dos Núcleos de Direitos Humanos e Cidadania (NUDHESC) e de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social (NPHPS) – ambos da UFF – e do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afroamericanos (PROAFRO) da UERJ.

Pular para o conteúdo