Evento

Seminário sobre Habilitação Profissional em Educação Física

Seminário sobre Habilitação Profissional em Educação Física

Evento restrito a docentes, estudantes e funcionários do IEF/UFF

TEMA:
As Diferentes Formas de Interpretação das Diretrizes Curriculares do Curso de Educação Física:
o IEF/UFF em debate

IEF / UFF
JUNHO – 2017
SEMINÁRIO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
I. INTRODUÇÃO
O início dos anos 2000 demarcou uma nova etapa da Educação Física brasileira. Após longo período de disputas forjadas no interior do campo da Educação Física, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação edita, em 31 de março de 2004, a Resolução CNE 07/2004 que  institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.
Em seu Artigo 1º a Resolução revela seu principal propósito:
A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, assim como estabelece orientações específicas para a licenciatura plena em Educação Física, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. (CNE/MEC, 2004)
Passados exatos 13 anos da edição da referida Resolução, há ainda em território nacional interpretações diferenciadas sobre as suas deliberações, que têm repecurtido de maneira negativa na construção de uma identidade mais sólida da Educação Física brasileira.
O tema da habilitação profissional em Educação Física, que em última instância resume a principal tarefa da Resolução 07/2004, tem sido objeto de discordâncias entre estudiosos, gestores de Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) e militantes da área, no que se refere, especialmente, à legalidade da obtenção do título de Bacharel e de Licenciado nos cursos de graduação em Educação Física.
Na Universidade Federal Fluminense não tem sido diferente.
Criado em 2007, o curso de Licenciatura em Educação Física da UFF habilita professores (segundo uma das interpretações da Resolução 07/2004) para atuarem na Educação Básica.
No entanto, também há no interior do Instituto de Educação Física da UFF uma interpretação da mesma Resolução, que entende que o professor formado por este curso estará habilitado para atuar em outros espaços que não o escolar.
Em 2017 o curso de Graduação em Educação Física da UFF completa 10 anos desde sua criação.
Portanto, a realização deste Seminário terá importância estratégica na consolidação do curso e na estruturação de novas etapas desta trajetória, até aqui, vitoriosa.
II. OBJETIVOS
Apresentar ao conjunto de professores, alunos e funcionários do IEF o contexto histórico da formação em Educação Física no Brasil, especialmente, após a edição da Resolução CNE 07/2004.
Apresentar ao conjunto de professores, alunos e funcionários do IEF as experiências de cursos de graduação em Educação Física que encontram-se em atividade em Instituições de Ensino Superiores brasileiras.
III. PROGRAMAÇÃO
O Seminário será realizado no dia 07 de Junho, no Auditório do Bloco F do Campus Gragoatá/UFF e contará com palestras e com a participação do público.

MANHÃ
Horário: 08:30 às 9:00 – Mesa de Abertura do Seminário
Horário: 09:00 às 10:00
Palestra 1: Zenolia Christina Campos Figueiredo (UFES)
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Pt (2009). É professora Associada III, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadora do PRÁXIS – Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Pró-Reitora de Graduação da UFES (2016). Tem experiência na área Educação Escolar e direciona seus estudos para as áreas de Currículo, Profissionalidade Docente, Formação Inicial e Continuada em Educação Física
Horário: 10:00 às 11:30 – Participação do público com perguntas e reflexões.
Horário: 11:30 às 13:00 – Almoço
TARDE
Horário: 13:00 às 14:00
Palestra 2: Professor Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004), no campo Trabalho e Educação. Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Leciona na graduação e pós-graduação na UFJF. Dedica-se aos estudos na área de Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho e educação física, formação humana..
Horário: 14:00 às 15:30 – Participação do público com perguntas e reflexões.
Horário: 15:30 às 16:00 – Intervalo com cofee break
Horário: 16:00 às 17:00
Palestra 3: Professor Vicente Molina Neto (UFRGS)
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2003-2004) e Estágio Sênior como professor convidado (2013). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE e participa do Grupo Formación Inovación y Nuevas Tecnologias e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área da Formação de Professores de Educação Física, na Prática Pedagógica desse coletivo docente e no Esporte Escolar, ensinando e pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: educação física, ensino básico, formação de professores de educação física e práticas pedagógicas em Educação Física.
Horário: 17:00 às 18:30 – Participação do público com perguntas e reflexões.
Horário: 18:30 às 19:00 – Encerramento do Seminário.

IV. COMISSÃO ORGANIZADORA:
Profª Adriana Martins Correa
Prof. Luiz Otavio Neves Mattos
Prof. Luiz Tadeu Paes de Almeida
Prof. Paulo de Tarso Maciel Pinheiro
Prof. Waldyr Lins de Castro
Izabela Moreira
Lucas Campbell

Pular para o conteúdo