Evento

Instituto de Saúde de Nova Friburgo inaugura Espaço de Memória no dia 27 de junho

Instituto de Saúde de Nova Friburgo inaugura Espaço de Memória no dia 27 de junho

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), órgão de ensino superior vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF),  vai inaugurar, no dia 27 de junho, o Espaço de Memória Professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa. O evento será realizado no antigo Palacete do 2º Barão de Duas Barras, onde, atualmente, funciona a sede do ISNF, a partir das 11h, com entrada gratuita.
A inauguração do Espaço de Memória é parte dos preparativos do aniversário de 200 anos da Cidade de Nova Friburgo, que será comemorado no dia 16 de maio de 2018, e tem por objetivo a preservação da história do município e da Odontologia, além de transformar o local em novo atrativo do circuito turístico da região.
“Esse espaço vai ser importantíssimo, porque vai mostrar a evolução da Odontologia, com peças raríssimas. Além disso, os visitantes poderão conhecer melhor a história da cidade, uma vez que a exposição será permanente em um lindo casarão da época do Império”, salientou Amauri Favieri, diretor-geral do ISNF.
Após a inauguração, serão organizadas visitas guiadas e gratuitas. No acervo do Espaço de Memória, vão ser expostos equipamentos, documentos, mobiliário de gabinetes odontológicos, peças e fotos que pretendem mostrar a evolução da Odontologia. Apesar do vasto conteúdo, o local está disponível para receber doações de outras peças, para serem incluídas no acervo da exposição.
O Palacete
A atual sede do ISNF é um casarão que foi construído no final do século XIX, para abrigar a família do médico Elias Antônio de Moraes, quarto filho do 1º Barão de Duas Barras, João Antônio de Moraes, que era um rico fazendeiro de café da época do Império. De estilo arquitetônico eclético, do período Neoclássico, o prédio é cópia, em escala menor, do Palácio do Catete, onde, atualmente, funciona o Museu da República, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o qual já se chamou Palácio Nova Friburgo, por ter sido construído por Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo.
Assim como aconteceu no Catete, a construção do Palacete do 2º Barão de Duas Barras também contou a participação do paisagista francês Glaziou. O local também já foi Paço Municipal e sede da extinta Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF).
O Barão de Duas Barras
Elias Antônio de Moraes nasceu em 1840 e fez seus primeiros estudos em Cantagalo, mas, aos vinte anos, mudou-se para a Corte, a fim de estudar na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde viveu sob os cuidados do comissário de café Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, que era amigo de seu pai. O doutor Elias, como era mais conhecido, recebeu o título de 2º Barão de Duas Barras em 1889, último ano do Império, e faleceu em 1927, aos 87 anos.

Pular para o conteúdo