Evento

Apresentação do Quarteto de Cordas da UFF

Apresentação do Quarteto de Cordas da UFF

O ato em si de compor para quarteto de cordas é um desafio que vários compositores enfrentam tamanha a dificuldade artística musical somado as sutilezas tímbricas que esse conjunto exige. Mozart, Beethoven e Schubert, cada um deles passou por ter frente a página em branco, como primeiro obstáculo, não obstante ter na cabeça a idéia original que irá servir de material para lapidação.

Esses mestres tiveram em Haydn (1732 -1809) o senhor da fórmula primeira, a gema que permitiu variadas estéticas. Com Villa-Lobos não foi diferente, e apesar do seu encantamento por Bach (1685-1750), foi com Haydn que se aproximou quanto da idéia de chegar ao quarteto. A aproximação foi lenta, analisando a obra do mestre austríaco e como trabalhava as vozes (instrumentos) e assim surgiu o quarteto nº1 de Villa-Lobos, diferente dos demais dezesseis que nos deixou. O primeiro quarteto é uma Suite em seis movimentos curtos onde o mestre nos apresenta uma atmosfera afrancesada com elementos da nossa melodia indígena e folclórica. Foi composto  e apresentado em 1915, mais exatamente no inicio desse ano em Nova Friburgo, cidade onde o Villa tinha forte ligação afetiva por conta da tia Zizinha (irmã do seu pai). O concerto se deu em casa de um maestro local e o próprio compositor ao violoncelo.
Beethoven, o maior compositor de quartetos de todos os tempos, teve também suas “tentativas” antes de mergulhar nesse mundo de profundidades da alma e planícies de raras belezas. Estudos, prelúdios,fugas e tantos manuscritos nos deixou para comprovar sua trajetória na música de câmara para cordas. Beethoven assim como outros compositores, era muito ligado à Literatura e na sua obra temos vários exemplos mas, especificamente no caso do quarteto Op.18 nº1 é bom registrar,o belíssimo 2º movimento que retrata a cena do túmulo de Romeu Julieta. Sua primeira série de quartetos está no Op.18 com seis  obras de pura Música. Hoje ouviremos o Op.18 nº1 que de fato é o nº4,isso por questões editoriais. Bom concerto!
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Quarteto nº 1
Foi composto e apresentado em 1915 em Nova Friburgo
Cantilena
Brincadeira
Canto lírico
Cançoneta
Melancolia
Saltando como um Saci
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) Quarteto Op.18 nº 1
Allegro con brio
Adagio affetuoso ed appassionato
Scherzo
Allegro
Quarteto de Cordas da UFF
1º Violino – Tomaz Soares
2º Violino Ubitratã Rodrigues
Viola – Nayran Pessanha
Violoncelo – David Chew
Ingressos: R$ 14 | R$ 7 (meia)
Classificação etária: Livre
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

Pular para o conteúdo