Evento

7th hybam: International Conference Large tropical rivers under climate and land-use changes

O Programa de Geoquímica da  Universidade  Federal Fluminense, Niterói – Rio de Janeiro, e o Institut de Recherche pour le Développement/IRD estão organizando o «7o emcontro científico do HYBAM “» com abertura no dia 6 de novembro de 2017 às 14h no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas, NAB – UFF, Campus da Praia Vermelha sob o título: “Large tropical rivers under climate and land use changes – Evolution of hydrological, sedimentary and biogeochemical cycles in the critical zone.”O evento será realizado no período de 06 a 10 de Novembro de 2017.
O encontro científico de caráter multidisciplinar irá reunir diversos grupos de pesquisadores que atuam na maiora das bacias hidrográficas do continente sul-mericano, permitindo o acompanhamento da evolução das alterações climáticas e continentais e compartilhamento internacional de conhecimento.
Desde 1982, o Programa de Geoquímica/UFF e o Institut de Recherche pour le Développement /IRD no âmbito do Acordo Brasil-França vem desenvolvendo pesquisas por períodos de longa duração. A UFF e o IRD, com outros Países assinaram um Acordo de Cooperação a longo prazo, “Laboratoire Mixte International”/LMI que também já foi renovado com o projeto” Paleotraces” e vem trazendo grandes benefícios ao Programa e a Universidade, principalmente, com suporte estrutural, intercâmbio científico entre as duas instituições, publicações internacionais e a formação de recursos humano na Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica). O evento conta com aproximadamente 75 participantes de diversos países e inclui alunos da graduação e da pós-graduação da UFF com participação livre e gratuita.